Veja sobre o portal do Enem para ter todas as informações

Enem — Escrito por

Esteja por dentro de tudo sobre o portal do Enem e saiba como utilizá-lo para acessar informações importantes!

Você já deve saber que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mantido pelo governo federal por meio do Ministério da Educação (MEC), certo?

Mas agora você também passa a saber que o órgão específico que cuida de todo o processo do Enem é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). O Inep é diretamente vinculado ao MEC e o responsável por realizar o Enem e outras avaliações, como o Encceja, a Prova Brasil, o Enade etc.

Tocamos neste ponto para que você entenda o seguinte: o portal do Enem é mantido e organizado pelo próprio Inep, e é neste site que você encontrará todas as informações sobre essa prova, desde a inscrição até o resultado final.

Vamos então saber mais sobre o portal do Enem.

O portal do Enem: acessando informações importantes

A página do Enem pode ser encontrada acessando o site oficial do Enem, e é neste site que você terá à sua disposição todas as informações oficiais sobre o exame.

O site é bem fácil de utilizar porque apresenta 5 tópicos gerais importantes que você pode utilizar para obter todo tipo de informação que precisa saber sobre o Enem. Esses tópicos de assuntos se encontram em destaque no topo da página.

Ao clicar em um destes tópicos, você poderá encontrar informações mais específicas, como explicaremos a seguir.

Cronograma

Acessando este tópico, você encontrará informações sobre todas as datas importantes do Enem, como período de pedido de isenção, de inscrição, de pagamento da taxa, de acesso ao cartão de confirmação, data da prova, da divulgação do gabarito e do resultado individual.

Antes da Prova

Aqui você poderá acessar o edital completo do Enem e conhecer todas as regras e funcionamento dessa avaliação. É este link que você terá que acessar também se pretende acompanhar sua inscrição e saber se está tudo ok, como verificar o pagamento de taxa, conferir seus dados, etc.

Além disso, o site oferece informações como a de utilizar a nota do Enem e até mesmo ter acesso às dicas para se preparar para as provas.

No Dia da Prova

Ao acessar este tópico no portal do Enem, você terá acesso a informações importantes que são condições para   realização da prova.

Assim, lá há informações a respeito do documento que é válido para o dia da prova, bem sobre o que levar para fazer a prova, o horário de abertura e fechamento dos portões (para que você não seja um daqueles “atrasados do Enem”, etc.

Depois da Prova

Neste tópico você poderá acessar os gabaritos oficiais e também as provas aplicadas, podendo salvá-los em seu computador. É também acessando este link que você poderá consultar o seu resultado individual, por meio da página do participante. Lembrando que o resultado final sai em janeiro.

Dúvidas Frequentes

Acessando este tópico, você terá um resumão de todo tipo de dúvida e perguntas mais comuns entre pessoas que fazem o Enem. É uma ótima maneira de você ter uma visão geral e resumida de todas as regras e do funcionamento geral do dia da prova.

A página do participante: tudo sobre a sua inscrição no Enem

Além desses tópicos que apresentamos anteriormente, outro link importantíssimo dentro do portal do Enem é a página do participante, local onde você encontra as  informações acerca da sua inscrição no Enem.

Para acessar a página do participante, será solicitado de você:

  • CPF
  • Senha (cadastrada no momento da inscrição)
  • Conferência da figura indicada

Página do Participante Encceja

É por meio do acesso à página do participante que você irá conferir o seu local de prova bem como verificar seu boletim individual de desempenho, quando o resultado final já tiver sido liberado pelo Inep.

A prova do Enem

Veja como se organiza e se dividem as provas nos dois dias de realização do Enem

Primeiro dia de provas

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

  • 45 questões;
  • Conteúdos de língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Português (interpretação e gramática), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Comunicação e Informação.

Redação

  • 1 texto dissertativo-argumentativo sobre tema da atualidade, discutido e difundido pela mídia.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • 45 questões;
  • Conteúdos de Filosofia, Sociologia, História e Geografia.

Segundo dia de provas

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • 45 questões;
  • Conteúdos de Biologia, Química e Física.

Matemática e suas Tecnologias

  • 45 questões;
  • Conteúdos de aritmética, álgebra, geometria, conjuntos, cálculo e estatística.

Como entrar na faculdade depois de fazer o Enem

Algumas formas de utilizar as notas do Enem para começar a fazer uma faculdade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

Além de todos esses programas do governo, também é possível utilizar as notas para prestar vestibular em diversas outras faculdades do país, inclusive privadas.

Abaixo, listamos algumas faculdades particulares que fizeram parceria com o MEC e oferecem ProUni e Fies, além de outras facilidades financeiras privadas, como bolsas, descontos e financiamentos. Vale a pena conhecê-las e saber um pouco mais sobre os cursos oferecidos.

Veja também:

Enem 2018 – saiba quais as notas de corte para cada curso
Saiba como fazer uma faculdade EAD com a nota do Enem

Agora que você já sabe tudo sobre o portal do Enem e já deve ter garantido sua inscrição na prova, que tal compartilhar com a gente seus planos para entrar no curso? Deixe um comentário abaixo!

Comente