Conheça os possíveis temas de redação do Enem 2019

Redação — Escrito por

Saiba quais assuntos têm grandes chances de virar tema da redação no Enem 2019. Confira nossa lista e se prepare para conseguir uma boa nota.

Você vai fazer o Enem 2019? Então, provavelmente já sabe que ir bem na redação é decisivo para conseguir uma boa nota e, com ela, uma vaga no ensino superior. 

Uma ótima forma de se preparar é acompanhar os meios de comunicação e se informar sobre os assuntos que podem se tornar tema da redação neste ano.

Muitos professores e especialistas apostam que o Enem 2019, alinhado às diretrizes do atual Ministério da Educação, evitará temas polêmicos e tentará apresentar questões e abordagens mais “neutras”.

Para ajudar você, selecionamos alguns possíveis temas que podem aparecer na proposta de redação deste ano. Veja a seguir.

Envelhecimento da população brasileira

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% da população brasileira terá mais de 65 anos em 2046. Pouco mais de uma década depois, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros será idoso. 

Será que o país está se preparando bem para essa nova realidade? Que problemas precisaremos enfrentar? Como deveríamos nos planejar? Procure reportagens e análises sobre o assunto para entender melhor essas questões.

Comportamento no mundo digital

Não há dúvidas de que a sociedade está cada vez mais conectada. 

De acordo com o IBGE, quase 95% dos brasileiros com acesso à internet trocam mensagens por redes sociais e aplicativos como o WhatsApp. 

Muitos jovens hoje já nem se lembram de como era o mundo sem os smartphones.

Os celulares já são praticamente uma extensão do corpo humano e, nesse cenário, muitas pessoas chegam a ter sintomas de dependência quando ficam longe do aparelho. 

Que cuidados precisamos tomar para não nos “intoxicarmos” no mundo digital? Existem espaços em que o smartphone deve ser banido? Lembrando que a França decidiu, em 2018, proibir o uso de celulares em sala de aula – o Brasil deveria fazer algo semelhante?

Inclusão de pessoas com deficiência 

Dentro desse tema, vale dar uma olhada na proposta de redação do Enem 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. 

Há chances de que, em 2019, o assunto volte com algum enfoque diferente, abordando outros tipos de deficiência e a inclusão em outros espaços ou situações.

Promoção da saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de transtorno de ansiedade no mundo. O número de diagnósticos de depressão também está crescendo. 

Uma proposta com esse tema pode convidar o aluno a escrever sobre políticas públicas para promoção da saúde mental e sobre o acesso a informações de qualidade que abordem o assunto.

Meio ambiente

Em 2019, vimos o Brasil ser novamente palco de uma tragédia ambiental. O rompimento da barragem em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro, deixou mais de 240 mortos e contaminou o rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco.

Em uma proposta de redação sobre o tema, o estudante pode ser convidado a escrever sobre políticas de prevenção de desastres ambientais ou sobre como equilibrar crescimento econômico e conservação dos recursos naturais.

Vacinação e volta de doenças erradicadas

Você provavelmente já viu por aí alguma notícia sobre o recente surto de sarampo no Brasil. No estado de São Paulo, o número de casos confirmados já passa de 900.

A situação é tão grave que o Brasil perdeu o certificado de erradicação do sarampo concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde.

Mesmo com campanhas de vacinação, em muitos lugares está sendo difícil atingir a cobertura vacinal considerada segura, de 80%. O que explica essa situação? Como reverter esse cenário?

Mobilidade urbana

Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro sofrem diariamente com congestionamentos e problemas no transporte público. 

Algumas pessoas passam mais de quatro horas por dia se deslocando entre casa e trabalho. 

O que falta para melhorarmos a mobilidade urbana nas cidades brasileiras? Existe pouco investimento no setor? Será que popularizar novos formatos de trabalho, como o home office, pode ajudar?

Outros temas

Veja alguns outros assuntos que também podem aparecer na redação do Enem 2019:

  • Ética e combate à corrupção no Brasil.
  • Impactos das notícias falsas (“fake news”) na sociedade.
  • Maus tratos e abandono de animais.
  • Violência contra a mulher.
  • Crise migratória no mundo.
  • Redução da maioridade penal.
  • Incentivo à ciência e à tecnologia no Brasil.

Para se preparar bem para a redação do Enem, não deixe de acompanhar o noticiário e se informar sobre o que acontece no país. 

Diversifique suas fontes de informação: acesse portais de notícia, leia jornais e converse com seus professores sobre temas da atualidade. 

E tome muito cuidado para não cair em notícias falsas!

Onde estudar com a nota no Enem

Usando sua nota no Enem, você poderá ingressar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em faculdades particulares, com bolsa, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Mas você sabia que existem instituições particulares que, além de participarem do ProUni, têm mensalidades bem em conta e iniciativas próprias de bolsas e descontos? São benefícios bem mais fáceis de conseguir do que os oferecidos pelos programas do governo.

Veja abaixo algumas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem várias opções de curso e bolsas de estudo sem burocracia:

Entre em contato com a universidade de seu interesse para saber mais sobre cursos, formas de ingresso, processos seletivos e mensalidades. Conseguir um diploma de ensino superior pode estar mais perto e custar bem menos do que você imagina.

Leia também:

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Confira o calendário com todas as datas do Enem 2019

Você vai fazer o Enem neste ano? Qual é a sua aposta para o tema da redação? Conte para a gente nos comentários.

Comente