Posso modificar minha opção de curso no Sisutec?

Sisutec — Escrito por

Uma das maiores dúvidas entre os estudantes que pretendem aproveitar as vagas gratuitas oferecidas para fazer cursos técnicos subsequentes através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é em relação à escolha das opções de cursos de que podem participar. Você sabe quando escolher o curso que pretende e se poderia modificar sua opção ao longo do processo seletivo do programa?

O processo seletivo e a escolha de suas opções de curso

O processo seletivo do Sisutec resume-se a uma única etapa de inscrição, quando o candidato vai acessar uma plataforma informatizada disponível na Internet, através do portal do programa. Após fazer seu registro com o número do Enem e senha, o estudante poderá escolher até duas opções de curso, entre as vagas ofertadas pelas instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica que são parceiras do Sisutec. A indicação dessas duas opções deve ter uma ordem de preferência.

Neste momento, o candidato também deve revelar a modalidade de contingência de vagas, ou seja, se planeja concorrer às oportunidades de ampla concorrência ou àquelas reservadas para a efetivação de ações afirmativas designadas aos cotistas (negros, pardos, indígenas ou candidatos que tenham estudado de forma completa o ensino médio na rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada).

Ao longo do processo de inscrição, até seu encerramento, o sistema informatizado do Sisutec seleciona de modo automático e quase simultâneo os candidatos mais bem classificados em cada curso, conforme as respectivas notas no Enem. Qualquer interessado poderá consultar diariamente a plataforma para saber sua classificação parcial nas opções de curso que foram inicialmente escolhidas. Com isso, o estudante sempre vai conseguir saber suas reais chances de entrar naquele curso. Mas ele poderá modificar a opção, caso veja que sua nota no Enem não seja alta o suficiente para participar daquela formação?

Modificando suas opções de curso

Se essa é uma de suas dúvidas, não se aflija! A resposta é sim. Depois de fazer a inscrição, o candidato pode modificar suas opções de curso quantas vezes quiser, até o encerramento do período de cadastro. Isso é fundamental para aqueles estudantes que não conseguiram uma nota alta no Enem e esteja concorrendo com muitos candidatos em uma determinada opção de curso, tendo poucas chances de classificação. Ele poderá mudar para outro curso técnico de menor concorrência, mas que ainda seja de seu interesse e, assim, garantir o acesso à sua oportunidade. As duas últimas opções confirmadas são as que serão consideradas válidas pelo sistema.

As chamadas sucessivas

Encerrando-se o período de inscrição, os estudantes que estejam dentro das classificações participarão de duas chamadas sucessivas para a ocupação das vagas. A cada chamada, os candidatos selecionados terão um prazo para se matricular na instituição onde o curso técnico será ministrado, caso contrário perderão a oportunidade.

O candidato que participar da primeira chamada, referente à sua primeira opção de curso indicado na inscrição, não participará da chamada subsequente. Por isso é tão importante ficar atento aos prazos apontados pelo Sisutec e pelas instituições de ensino participantes.

Se você quer participar do programa, nunca deixe de ler as dicas do Enem Virtual para saber de tudo sobre essas oportunidades e sobre os exames nacionais e fique atento ao cronograma do Sisutec! Quer saber mais alguma coisa sobre o Sisutec? Envie sua dúvida para nós!

Tags: , ,

Comente