Saiba se você pode pedir o Fies antes de entrar na faculdade

Fies — Escrito por

Descubra se já precisa estar matriculado na faculdade para financiar o curso pelo FIES.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que possibilita financiar cursos superiores presenciais em instituições particulares bem avaliadas pelo MEC.

Por meio do programa, o estudante financia a graduação a juros baixos ou zero. O valor financiado deve ser pago mensalmente após o estudante se formar e os encargos do financiamento (os juros) devem ser pagos trimestralmente durante a graduação.

Uma dúvida comum entre aqueles que pensam em recorrer ao FIES para cursar uma faculdade é sobre a necessidade de já estar matriculado para pedir o financiamento. Veja a resposta para essa questão a seguir!

Posso pedir o FIES antes de entrar na faculdade?

Sim. Você pode participar do FIES para tentar um financiamento sem estar matriculado na faculdade. 

O FIES realiza um processo seletivo para selecionar os candidatos que receberão os financiamentos, sobre o que falaremos em outro tópico adiante. 

Porém, mesmo após passar no processo seletivo do FIES, pode ser necessário passar pelo processo seletivo interno da faculdade na qual você vai financiar os estudos, antes de fazer a matrícula. Essa questão precisa ser verificada junto à instituição após o candidato ser aprovado no FIES.

Posso pedir o FIES depois de entrar na faculdade?

Sim. Quem já está matriculado em uma faculdade participante do programa pode se inscrever no processo seletivo do FIES para tentar um financiamento.

Porém, para isso, o estudante terá que encontrar uma vaga no FIES que corresponda ao curso, instituição, unidade e turno em que está matriculado. Caso contrário, será preciso mudar de unidade ou turno ou mesmo pedir transferência para outra instituição.

Também é importante saber que o FIES só vale a partir da assinatura do contrato, ou seja, o benefício do financiamento não é retroativo. Portanto, as mensalidades pagas antes de assinar o contrato do FIES não serão reembolsadas.

Como participar do FIES?

Para participar do FIES, é preciso atender aos requisitos mínimos do programa:

  • Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média das provas igual ou maior que 450 pontos e nota diferente de zero na redação.
  • Possuir renda familiar mensal média por pessoa de até três salários mínimos ou cinco salários mínimos, dependendo da modalidade de financiamento pretendida.

Os candidatos são selecionados para as vagas pela nota do Enem, e a nota média para conseguir passar (nota de corte) varia conforme o curso.

Na maioria dos cursos, a nota mínima do Enem para se inscrever (450 pontos) não é suficiente para conseguir uma vaga. A nota de corte do FIES pode ultrapassar 800 pontos em cursos mais disputados, como Medicina.

As inscrições para FIES são gratuitas e devem ser feitas na página oficial do FIES na internet. O programa costuma realizar duas edições a cada ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre, após o ProUni.

O que fazer se não conseguir o FIES?

Como vimos, pode ser bem difícil passar no processo seletivo do FIES, principalmente para quem não obteve uma nota alta no Enem. 

Além disso, o FIES vale somente para cursos presenciais e, embora obter um financiamento ajude bastante, não podemos esquecer que o estudante termina os estudos com uma dívida para quitar.

Um outro caminho para quem não tem como arcar com as mensalidades de uma faculdade privada é o chamado ingresso direto com a nota do Enem.

Essa modalidade de seleção permite que o estudante use a nota do Enem para entrar direto na faculdade, sem fazer a prova do vestibular interno. 

O melhor é que várias faculdades dão bolsas de estudos de até 100% para quem opta pelo ingresso direto, tanto em cursos presenciais quanto a distância.

Geralmente são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010 e a pontuação mínima para passar fica em torno de 300 pontos (desde que o candidato não tenha zerado na redação).

Onde estudar?

Confira logo abaixo uma lista de faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode usar sua nota do Enem para entrar direto e ganhar bolsa de estudos. Desse modo, você garante uma formação de qualidade sem estourar o orçamento nem se endividar!

Saiba mais:

Entenda como é feita a nota de corte do FIES

Conheça as faculdades de Medicina que aceitam a nota do Enem

Depois de descobrir que você pode sim pedir o FIES antes de entrar na faculdade, conte para a gente nos comentários: para qual curso você gostaria receber um financiamento?

Comente