Pra que serve a nota do Enem?

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino brasileiro. Atualmente a prova ganhou importância e já é considerada o maior vestibular do país, pois serve como critério de seleção para entrar em universidades públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

Com a nota do Enem é possível participar de diversos programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior. Você pode, por exemplo, entrar em cursos de graduação de universidades públicas, ganhar uma bolsa de estudo, financiar a faculdade ou mesmo obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Se você está em dúvida sobre se vale a pena estudar para o Enem, descubra tudo o que é possível fazer com a nota obtida neste exame!

 

Onde posso usar a nota do Enem?

O Enem sozinho não classifica ou aprova nenhum candidato. Trata-se apenas de um exame no qual os participantes vão testar seus conhecimentos e receber uma nota por isso.

O que acontece é que com a pontuação obtida no Enem os estudantes podem se inscrever em diversos processos seletivos e tentar uma vaga na tão sonhada faculdade.

Veja como você pode usar a nota do Enem:

 

Entrar em universidades públicas pelo Sisu

O Sisu seleciona candidatos a vagas em universidades públicas. Muitas instituições de ensino já aboliram o vestibular tradicional, enquanto outras continuam com seus processos seletivos próprios mas reservam um percentual das vagas para o Sisu.

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito a prova mais recente do Enem e ter tirado nota maior que zero na redação.

 

Fazer um curso técnico sem pagar nada

O Sisutec é um programa do Governo Federal que funciona de forma semelhante ao Sisu. A diferença é que o Sisutec seleciona candidatos para cursos técnicos de nível médio.

As vagas disponibilizadas são do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Isto significa que os candidatos aprovados pelo Sisutec não precisam pagar nada pelo curso.

 

Complementar a nota do vestibular

Algumas universidades, inclusive públicas, permitem que os estudantes utilizem a nota do Enem como um bônus para melhorar seu desempenho no vestibular da instituição.

O peso dado às provas e o cálculo da pontuação final variam de uma universidade para a outra. Para saber mais informações, consulte o edital do processo seletivo da instituição onde você pretende estudar.

 

Ganhar uma bolsa de estudo pelo ProUni

O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo distribuir bolsas de estudo a pessoas de baixa renda em universidades particulares de todas as regiões do País.

O processo seletivo acontece duas vezes ao ano e só podem se inscrever aqueles que fizeram a última edição do Enem. A nota mínima exigida para concorrer a uma vaga é de 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação.

As bolsas podem ser de dois tipos:

  • Bolsa Integral – que cobre 100% dos custos com mensalidades.
  • Bolsa Parcial – que cobre 50% do curso e o estudante paga a outra metade.

 

Financiar uma faculdade particular pelo FIES

O FIES é outro programa criado pelo Governo Federal que tem ajudado muitos estudantes a pagar uma universidade particular.

Aqueles que não conseguem uma vaga nas instituições públicas ou uma bolsa de estudo podem financiar o curso a juros bem baixos através do FIES.

Durante a faculdade o estudante paga apenas uma taxa referente aos juros do empréstimo. A dívida propriamente dita só começa a ser paga um ano e meio depois da formatura.

As vagas para o FIES são limitadas e os candidatos são selecionados através da nota do Enem. Podem se inscrever aqueles que fizeram o Exame a partir do ano de 2010. A pontuação mínima para concorrer a uma vaga é de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Além disso, é preciso atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo programa.

Entrar em uma universidade particular sem vestibular

Em diversas faculdades particulares também é possível entrar usando apenas a nota do Enem, sem precisar fazer o vestibular.

De modo geral, para conseguir a vaga é preciso ter uma nota mínima nas provas ou na redação. Nos sites das faculdades essa informação costuma estar já na página inicial ou então em seções como “Formas de Ingresso”, “Matricule-se Já” ou “Vestibular”.

 

Receber o certificado de conclusão do Ensino Médio

Se você parou de estudar por alguma razão e não concluiu o ensino médio, pode receber seu certificado sem ter que voltar para escola ou apresentar histórico do ensino fundamental. Basta tirar uma boa nota no Enem.

Para isto é preciso que você tenha 18 anos completos até a data de realização do Enem e informe no momento da inscrição que pretende solicitar o diploma. Receberão o certificado aqueles que atingirem no mínimo:

  • 450 pontos em cada uma das provas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
  • 500 pontos na redação.

 

Universidades que aceitam o Enem

Durante o período de inscrição destes processos seletivos (ProUni, Sisu, FIES) é possível verificar a lista completa das universidades participantes e dos cursos onde existem vagas.

Enquanto isso, conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:

 

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

Veja também:

Saiba por quanto tempo vale o Enem

 

E você, já tem alguma ideia do que fazer com a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente