Pré-Enem

Enem — Escrito por

A primeira edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aconteceu em 1998, e de lá para cá sua importância, tanto para o acompanhamento de índices de desenvolvimento da educação no país quanto para os estudantes, que vêm ganhando cada vez mais benefícios com a boa participação na prova. O Exame é hoje porta de entrada para muitas universidades: recentemente, algumas instituições passaram a somar a nota do Enem às dos seus vestibulares e outras, inclusive, substituíram um processo pelo outro.

Composto por 180 questões de múltipla escolha e uma redação, é necessário muita dedicação aos estudos para obter uma boa pontuação e, consequentemente, os benefícios que o Enem proporciona. Para te ajudar no pré-Enem, separamos algumas dicas sobre o exame incluindo uma breve lista de cursos preparatórios que podem fazer toda diferença para o seu desempenho. Confira!

Pré-Enem: o que é exigido no Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem mistura questões das áreas de exatas, humanas e biológicas. É realmente feito para testar todo conhecimento que os alunos adquiriram desde o começo dos estudos até a conclusão do Ensino Médio. No entanto, é uma prova específica: o fator tempo e domínio da metodologia da prova fazem toda diferença. Por isso, cada vez mais tem surgido cursinhos do Enem, focados em relembrar o conteúdo aprendido durante as aulas, além de também preparar tecnicamente o candidato para as provas.

Algumas habilidades se aprendem com a prática, treino e foco. Assim, pelo menos, tem investido a grande parte dos cursos preparatórios para o Enem, inclusive os que podem ser feitos a distância. Estes, especificamente, acompanham a tendência da modalidade EAD e fazem sucesso entre os jovens estudantes que, normalmente, nesta fase pré-Enem, conciliam os estudos com as aulas regulares do último ano do Ensino Médio.

Três cursos preparatórios do Enem na modalidade EAD

A Abril Educação, empresa do grupo Abril, é um bom exemplo. Se você precisa se preparar para o exame e não tem tempo fixo disponível, estudar a distância é uma excelente alternativa. A plataforma fica disponível em tempo integral e possui material totalmente interativo, o que inclui videoaulas, exercícios e simulados. É um curso focado no pré-Enem, que pode ser feito de qualquer lugar e em qualquer horário.

O Mundo Enem também é focado na preparação para o exame. A plataforma pode ser acessada gratuitamente, mas possui planos pagos que inclui aulas extras e mais material para consulta. Tem como diferencial, além de correção da redação online, livros 3D e mais de duas mil atividades e exercícios em todas as áreas de conhecimento.

O Cursinho WEB também é referencia como cursinho preparatório para o Enem. Ele,no entanto, é focado em aulas em vídeo, inclusive ao vivo. Esse curso preparatório também possui um simulado online bastante interessante para que o aluno tenha ideia real do seu desempenho. Nele é permitido medir o tempo gasto para executar a prova, o que auxilia o aluno a se preparar para prova, já que muitos candidatos se sentem pressionados diante ao tempo para execução. Em todas as opções de cursinhos do Enem, as videoaulas são uma opção. Assim, os alunos conseguem ter as explicações de modo mais dinâmico e divertido, como nos cursinhos tradicionais.

Trocar informações e experiências também é possível em algumas plataformas. Assim, o candidato poderá ir organizando grupos de estudos dentro da própria ferramenta, o que contribui para um melhor desempenho no Exame.

Cusinhos pré-Enem presenciais

Se você não contempla as habilidades necessárias para um bom desenvolvimento da modalidade EAD, não se preocupe. Existem excelentes cursos preparatórios para o Enem presenciais. Verifique com seus professores, colegas e até mesmo na secretaria da escola em que você estuda, indicações de escolas e cursos locais. Só não vale deixar para a última hora!

Vale ressaltar que além dos cursinhos pré-Enem, é necessário estar atento às aulas regulares para obter o sucesso. O conteúdo é extenso e não será aprendido da noite para o dia. Por isso, se você está na lista dos candidatos ao próximo Exame Nacional do Ensino médio, não postergue o inícios dos seus estudos. Atente-se à data de inscrição das provas, mantenha a calma, a confiança e obtenha os resultados almejados!

Tags: , , , , ,

Comente