Como se preparar para o Enem 2012

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  busca padronizar e democratizar o ingresso ao ensino público superior. Não importa idade, sexo, localidade de origem, o Enem vem como unificador das pessoas diante a oportunidade de realização de um sonho: entrar na universidade.

Porém não basta querer, o aluno deve se preparar para realizar as provas do Enem e depois obter uma reposta positiva pelo seu empenho. Com o resultado final em mãos, ele terá a chance de concorrer entre as inúmeras vagas fornecidas por instituições públicas em todo o país.

A ferramenta utilizada para selecionar os candidatos é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU é um sistema online que recebe o cadastro, ranqueia os alunos de acordo com as notas e as vagas disponíveis e depois libera a lista com os resultados. Existem diversas regras para inscrição, matrícula, entre outras coisas. Por isto torna-se importante que o interessado acompanhe todo o processo e leia atentamente os editais que serão fornecidos para o Enem/SiSU 2012-2013.

Muito se fala sobre o Enem e como conquistar um bom rendimento durante a realização das provas. A resposta é fácil, o candidato deve se sentir preparado para este desafio, então neste artigo será abordado o que torna alguém preparado para o Enem. Veja as dicas que estarão expostas abaixo e coloque-as em prática.

Primeiro, organizar o tempo de estudo. Colocar metas, regras e horários. Dedicar o tempo para absorver conhecimento de todas as áreas apresentadas durante o Ensino Médio. Manter uma boa alimentação, momentos de diversão, leitura e descanso preparam o corpo e a mente para adquirir com melhor qualidade as informações que serão fornecidas.

Buscar ajuda extra com professores, livros, apostilas e vídeos. Manter-se atualizado dos acontecimentos do Brasil e do Mundo. Tentar ligar os fatos de hoje com fatos históricos, químicos, biológicos, linguísticos, matemáticos, literários, estrangeiros, geográficos e filosóficos. Na realidade é ir atrás dos conteúdos multidisciplinares, aqueles que se relacionam e podem ter abordagem no seu dia a dia. O Enem mantém o foco nesse segmento de questões.

Outra dica com grande valor é refazer as provas anteriores do Enem, buscando controlar tempo de resposta por questão e tempo total de realização da prova. Isso faz com que se acostume com o estilo da prova e crie prática e agilidade na execução. Ao conferir as respostas com a dos gabaritos é como se o aluno fizesse uma pequena revisão dos conteúdos que já foram abordados.

A maioria dos jovens acaba não dando tanto valor para a redação. Muitos pensam que na hora terá uma ideia brilhante e conseguirá uma nota razoável. Este pensamento está totalmente equivocado. A redação em diversas universidades possui valor elevado na composição da nota final e acaba sendo quesito classificatório. Garantir uma nota alta é de extrema importância, faz toda diferença para o candidato.

Para que este objetivo seja alcançado, a prática de leitura e escrita tem que ser intensa. Ler aumenta o nível de vocabulário e aprimora a habilidade de escrita na hora que surgir o tema da esperada redação. Manter-se atualizado e por dentro dos assuntos mais polêmicos abordados até uns quatro meses antes das provas faz com que se tenha grande probabilidade de possuir conhecimento sobre um possível tema.

Busque ler redações que tiveram boas notas em outros anos, escolha temas que envolva assuntos atuais e escreva sobre eles. Procure se informar sobre quais os critérios utilizados para avaliação das redações e evite erros relacionados a eles. Assim, com certeza as chances de receber uma boa nota serão grandes.

Antes de realizar as provas deve-se manter calma, realizar todos os processos necessários e não perder os prazos e horários. Acreditar em si e buscar fazer o possível da melhor forma complementa todas as dicas que foram citadas. Tendo se preparado com antecedência, o caminho para a conquista de um sonho estará pequeno e bem mais fácil do que se esperava.

Para maiores informações e se manter atualizado sobre o Enem, SiSU e outros assuntos, acessar:

Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep)

Provas/Gabaritos Enem 2011
Site do SiSU
Site do Ministério da Educação (MEC)

 

Tags: ,

Comente