Por: Alessandra Lemes Prado

Quando falamos sobre escolha profissional, é comum nos referirmos as profissões mais tradicionais, como por exemplo, Engenharia, Medicina e Direito.
Mas na verdade, na prática o que significa o termo profissão? Por que algumas pessoas falam sobre Carreira? E o que é Ocupação?

Bom, na verdade, a definição é bem simples. Profissão é o nome do trabalho que a pessoa se preparou para desempenhar, seja ele em uma escola técnica ou em uma faculdade. Neste nicho, encontramos os cursos oferecidos pelas universidades (sejam técnicos, tecnólogos, licenciaturas ou bacharelados), como por exemplo, Designer de Games, Jornalismo, Arquitetura, Enfermagem etc.

Ocupação é o cargo exercido, ou seja, do que o profissional se ocupa. Em outras palavras, a ocupação pode ser definida por função ou cargo exercido. Por exemplo, um Engenheiro (profissão) pode exercer a função de gerente financeiro (ocupação) em um banco, um pedagogo (profissão) pode ocupar-se de lecionar (ocupação) para os alunos do ensino infantil, um médico (profissão) pode administrar (ocupação) um hospital etc…

Já a Carreira Profissional se refere a todas as atividades profissionais desenvolvidas desde a formação profissional. No inicio da carreira é comum muitas pessoas começarem como estagiárias em grandes empresas, depois se tornarem *trainees, avançarem para cargos gerenciais e de Diretoria (é um longo percurso).

O tema Carreira Profissional tem sido amplamente abordado nos últimos anos. Isto tem acontecido por diversos motivos. Uma delas é a questão da globalização e os rápidos avanços tecnológicos que a acompanham, com esses acontecimentos, novos cargos têm surgido e conseqüentemente novas oportunidades de abrem. Alguns especialistas afirmam que este é o momento para nos tornarmos empreendedores de nossas vidas, planejarmos nossas carreiras de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e nossas preferências pessoais.

Um exemplo é gestão ambiental, até pouco tempo atrás havia poucos profissionais trabalhando nesta área, hoje o leque de oportunidades se expandiu e encontrarmos uma gama imensa de profissionais envolvidos nesta temática, como por exemplo geólogos, geógrafos, engenheiros ambientais, físicos, gestores ambientais, biólogos, ecologistas etc.

* Trainee é o termo utilizado dentro de algumas corporações para definir o jovem profissional (refém formado).
Fonte:MACEDO, R.  Seu diploma, sua prancha. Como escolher a profissão e surfar no mercado de trabalho.  São Paulo. Editora Saraiva, 1998.