Fique por dentro dos principais programas de bolsa de estudo para ingressar no ensino superior!

Precisa de ajuda para entrar em uma faculdade e permanecer estudando sem perder o sono por causa da mensalidade? Saiba que é possível conseguir uma bolsa de estudo para conquistar seu primeiro diploma universitário.

Continue lendo para conhecer os programas de bolsas de estudo para começar a graduação em uma faculdade privada ou pública.

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Este programa do Ministério da Educação concede bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas para quem não tem diploma de nível superior.

Para concorrer a uma dessas bolsas, o candidato não pode ter um diploma universitário e deve atender a um dos critérios abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Fonte: Ministério da Educação

Há também restrições em relação à renda familiar do candidato. Não é qualquer pessoa sem diploma que pode concorrer a uma bolsa do Prouni.

  • Bolsa integral (100%): a renda familiar bruta do candidato deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa que vive na mesma casa.
  • Bolsa parcial (50%): a renda familiar bruta do candidato deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa que vive na mesma casa.

Se você se encaixa nesse perfil, pode participar do processo seletivo do Prouni para concorrer a uma dessas bolsas.

Outras bolsas de estudos oferecidas por faculdades privadas

Nas instituições privadas é comum encontrar diferentes tipos de bolsas de estudos que facilitam o ingresso e a permanência na faculdade. Além do Prouni, você também encontra:

Bolsa graduação Enem

A partir de 200 pontos na nota do Enem é possível conseguir uma bolsa de estudo com 10%, 15%, 20%, 30%, 50% ou 100% de desconto na mensalidade. Quanto maior a sua nota, maior será a bolsa que você pode conseguir.

Bolsa Maturidade

Descontos especiais para pessoas com mais de 60 anos que desejam fazer uma graduação presencial ou a distância:

  • Modalidade presencial: desconto de 30% na mensalidade durante todo o curso.
  • Modalidade EAD: desconto de 60% na mensalidade durante todo o curso.

Bolsa 100% por Mérito Acadêmico

Candidatos que participam do vestibular da faculdade privada e tiram uma nota de 75 a 100 pontos, podem conseguir uma bolsa de estudos integral. Quem tira uma nota abaixo de 75 pontos, pode receber 20%, 30% ou 50% de desconto conforme o seu desempenho no vestibular.

Descontos Especiais

É difícil encontrar uma faculdade privada que não oferece descontos especiais na mensalidade. Por meio de convênios, parcerias e outras condições estabelecidas pela instituição, é possível conseguir descontos que variam de 10 a 50% durante toda a graduação.

Boas faculdades que oferecem bolsas de estudos

Agora que você está bem informado sobre os diferentes programas de bolsa de estudo, conheça algumas instituições onde é possível conseguir um desses benefícios.

As faculdades listadas abaixo são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, participam do Prouni e concedem as outras bolsas listadas neste post:

Veja também:

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD

Já decidiu qual curso fazer? Então conte para a gente o nome da graduação dos seus sonhos! Deixe seu comentário.