Pronatec 2014

Enem — Escrito por

Você conhece o Pronatec? É o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e foi instituído pelo governo federal no ano de 2011. O programa foi desenvolvido para expandir o acesso da população brasileira à educação profissionalizante e preparar estudantes para enfrentar o mercado de trabalho, que está cada dia mais disputado.

Se você está focando em capacitação e aprimoramento dos seus conhecimentos, aproveite o Pronatec 2014 e saia na frente! Conheça um pouco mais sobre o programa e invista em sua carreira profissional:

Posso me inscrever no programa?

O principal público-alvo do Pronatec são jovens desfavorecidos financeiramente e beneficiários de programas do Governo Federal. Contudo, qualquer cidadão brasileiro que tenha concluído o ensino médio pode se candidatar.

A grande maioria das vagas do programa é dedicada para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou tenham sido bolsistas integrais em escolas privadas. Em caso de concorrência para uma mesma vaga, a prioridade será dos candidatos que se encaixem nesse perfil ou qualificados como desempregados, assim como os trabalhadores das áreas rurais.

Por isso, o programa tem se tornando um sucesso absoluto com milhares jovens inscritos todo ano! Além disso, o governo tem aperfeiçoado o sistema, dinamizando e deixando o processo mais fluido. É preciso estar atento também às regras e condições que cada instituição possui para a aprovação ou não do candidato.

Quais são os cursos disponíveis e quais instituições de ensino os oferecem?

Dentre os cursos mais procurados pelos alunos estão os da área de turismo, informática e estética e são oferecidos por diversas instituições de ensino.

Escolas públicas do âmbito municipal, estadual e federal estão entre as entidades educativas parceiras do governo na implementação do programa. Além disso, unidades de ensino do SENAC, SENAI, SENAT e SENAR também oferecem os cursos do Pronatec. Há vagas também em instituições de ensino superior privadas com cursos técnicos e tecnólogos.

Vale lembrar que existem diferentes opções de curso que você pode escolher. O curso técnico é oferecido para quem já concluiu o ensino médio, assim como para quem ainda o está cursando, com direcionamento e focos diferentes. Outra modalidade oferecida é a qualificação profissional, voltada para trabalhadores. A duração desse último tipo de curso é variável, com durabilidade mínima de dois meses.

Como fazer minha inscrição no Pronatec?

Para se inscrever no Pronatec e saber mais detalhadamente sobre os cursos oferecidos, basta acessar o site oficial do programa. Como você já deve ter percebido, são diversas as ofertas e, com certeza, algum se adequará ao que você procura!

Se você busca melhorar suas condições de vida e encontrar o curso certo para desenvolver seus talentos, entre nessa você também e candidate-se ao Pronatec! O programa elevará o seu nível profissional, ajudando a desenvolver suas capacidades e estimulando seu empreendedorismo.

Identificou-se com essa oportunidade? Então não perca mais tempo! Procure os cursos que melhor atendam as suas expectativas e inscreva-se. Entre em contato conosco em caso de dúvidas. Seu futuro agradece!

Tags: , ,

Comente