Pronatec EAD: Veja como conseguir vaga e comece a estudar

Carreiras — Escrito por

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece bolsas de estudo 100% para quem deseja obter uma formação profissionalizante em pouco tempo. Quem arca com os custos é o governo federal.

Vários dos cursos que fazem parte do Pronatec são disponibilizados na modalidade educação a distância (EAD), uma boa opção para quem trabalha em período integral ou não tem tempo para se deslocar todos os dias até a instituição de ensino.

As formações oferecidas pelo Pronatec são de nível técnico e de qualificação profissional, voltadas às principais demandas do mercado de trabalho. Os cursos, portanto, não são de nível superior. Quem se candidata a uma bolsa pelo Pronatec geralmente tem como objetivo encontrar um emprego rapidamente.

O Pronatec é voltado, prioritariamente, aos seguintes públicos:

  • Estudantes de ensino médio da rede pública.
  • Estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • Estudantes e trabalhadores de baixa renda ou beneficiários de programas federais como o Bolsa Família.
  • Pessoas que concluíram o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Tipos de formação

O Pronatec possui dois tipos de cursos:

  • Técnicos ou profissionalizantes: duram de 1 a 3 anos e são voltados a quem está cursando o ensino médio ou já concluiu essa etapa.
  • Cursos de qualificação profissional: duram até seis meses e, em alguns casos, pedem apenas o ensino fundamental (completo ou incompleto). Como a escolaridade mínima exigida varia, é preciso consultar as exigências de cada curso.

Inscrições e EAD

Assim como os cursos presenciais, as formações a distância dentro do Pronatec são oferecidas por entidades conveniadas. Entre elas estão instituições de ensino públicas (como os institutos federais), do Sistema S (Senac, Senai, Sesc e Sesi) e particulares.

As inscrições para as vagas do Pronatec podem ser feitas nas próprias instituições de ensino que disponibilizam os cursos. Cada uma delas tem um sistema próprio de inscrição e seleção dos candidatos.

Outra via de ingresso é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que utiliza como critério a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Acesse os sites das instituições de seu interesse ou entre em contato com elas para verificar quais cursos estão sendo promovidos pelo Pronatec. A disponibilidade de formações e vagas depende do governo federal e pode variar a cada semestre.

Como é um curso EAD

Quem se matricula em um curso a distância estuda todas as disciplinas ou a maior parte delas por meio de plataformas digitais. O conteúdo é composto por textos, videoaulas, infográficos e outros materiais multimídia. Por isso, é importante ter acesso frequente a um computador com conexão à internet.

Quem se dispõe a fazer um curso a distância também precisa organizar bem os próprios horários. Uma boa dica é manter uma rotina diária de estudos para não se atrasar nos conteúdos.

Na modalidade EAD, os estudantes também costumam participar de fóruns de discussão e têm acesso a chats com professores para tirar dúvidas e discutir o conteúdo. Nesse momento, nada de economizar nas perguntas! Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e absorver ao máximo o conteúdo.

Alguns cursos também incluem algumas atividades presenciais, em laboratórios ou ambientes de simulação da prática profissional.

Cursos oferecidos

A variedade de cursos oferecidos no âmbito do Pronatec é imensa. Existem formações em áreas já bem conhecidas, como Informática, Administração e Análises Clínicas. Outras são menos comuns, como Cafeicultura, Hidrologia e Sinalização Náutica.

Na modalidade EAD, uma das referências em cursos técnicos é a Cruzeiro do Sul, que tem as seguintes formações:

  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Programação de Jogos Digitais
  • Técnico em Redes de Computadores
  • Técnico em Segurança do Trabalho

Vale lembrar que, no caso das instituições particulares, os alunos que conseguem entrar via Pronatec fazem o curso gratuitamente.

Conheça instituições de ensino privadas autorizadas pelo MEC a oferecer cursos pelo Pronatec na modalidade a distância:

A maioria dos cursos técnicos inclui estágios obrigatórios. Isso significa que você terá rapidamente contato com o mercado de trabalho e grandes chances de terminar o curso já empregado. É uma boa oportunidade, não é mesmo?

Depois, considere prosseguir com os estudos e cursar uma faculdade. Ter um diploma de ensino superior pode ser decisivo para aumentar seus rendimentos e crescer na carreira. Bons estudos e boa sorte!

Leia mais:

Entenda as diferenças entre curso técnico e de grau tecnológico

Saiba se é possível conseguir bolsa de estudos com o Enem

Você planeja fazer um curso técnico ou de qualificação profissional a distância? Em que área? E você tentará uma vaga pelo Pronatec? Fale sobre seus planos e objetivos nos comentários.

Comente