Propriedades Coligativas

Química — Escrito por

Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto. Propriedades Coligativas estão intimamente relacionadas com o número de partículas dispersas em uma solução. Quando se adiciona sal de cozinha, cloreto de sódio e água fervente, nota-se que a fervura imediatamente estanca. Saiba por que?

Observe o esquema:

Como as moléculas de água são polares e com as diferenças de eletronegatividade entre os átomos dos elementos oxigênio e hidrogênio estabelecem-se as pontes de hidrogênio.

Quando adiciona-se o sal, ele sofre dissociação iônica, segundo a equação da reação: NaCl (s) <—H2O –> Na+(aq) +Cl (aq)

Logo os cátions sódio e ânions cloreto são atraídos pelos átomos dos elementos oxigênio e hidrogênio, respectivamente.

Com isso ocorre o aumento do número de forças intermoleculares. Em função desse aumento será preciso mais energia para romper estas forças.

Propriedades coligativas

Institui-se então que as propriedades coligativas levam em conta todos os tipos de ligações, como por exemplo: iônica, covalente, covalente dativa, covalente polar, apolar, dipolo permanente, dipolo induzido e pontes de hidrogênio.

A partir das interações soluto-solvente (forças intermoleculares) haverá influência no comportamento da solução frente ao aquecimento, congelamento e quantidade de vapor do solvente produzido.

exemplo:

(ITA) Em relação à água pura, é de se esperar que uma solução de

10g de sacarose em 150 g de água tenha respectivamente:

ponto de ebulição ponto de solidificação pressão de vapor
a menor maior menor
b menor menor menor
c maior menor menor
d maior menor maior
e nenhuma das respostas acima

Resposta correta: C Explicação:

  • Por que o ponto de ebulição ficou maior?Na medida em que se adiciona um soluto a um solvente (açúcar em água) aumentam-se as forças intermoleculares, logo será preciso mais energia para o solvente entrar em ebulição.
  • Por que o ponto de solidificação ficou menor?Como houve o aumento de forças intermoleculares será preciso abaixar a temperatura para que as moléculas se agreguem no estado sólido.
  • Por que a pressão de vapor ficou menor?Como o ponto de ebulição aumentou, a quantidade de vapor do solvente produzido será menor, logo exercerá menor pressão sobre o líquido.
  • *Perseu Lúcio Alexander Helene de Paula é professor de química desde 1985.

Pressão Máxima de Vapor (PMV)

PMV é a pressão exercida pelo vapor quando está em equilíbrio dinâmico com o liquido correspondente.

A PMV depende da temperatura e da natureza do líquido. Observa-se experimentalmente que, numa mesma temperatura, cada líquido apresenta sua pressão de vapor, pois esta está relacionada com a volatilidade do líquido.

Por: drikaquimica.blogspot.com/

Comente