Saiba como conseguir vaga no 1º semestre do ProUni 2019

Prouni — Escrito por

Está chegando o ProUni 2019, então descubra como conseguir uma bolsa de estudos nesse programa que é tão concorrido!

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um dos sistemas mais escolhidos pelos estudantes, para conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Esse programa dispõe de bolsas parciais (50%) e integrais (100%), que devem ser escolhidas de acordo com a renda do candidato. Essa renda deverá ser comprovada no dia da matrícula, que ocorre logo após o anúncio dos convocados.

Descubra mais sobre o ProUni 2019!

Como conseguir vaga no 1º semestre do ProUni 2019

Para se inscrever no ProUni o candidato deverá ter feito o último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) antes do ProUni. Além de ter feito o Enem, a média da prova deverá ser igual ou maior que 450 pontos e a redação não pode ter sido zerada.

As inscrições para o primeiro semestre do ProUni 2019 estão previstas para início dia 29/01, com o fim dia 01/02. O resultado para a primeira lista de candidatos aprovados, está prevista para ser liberado dia 04/02.

Requisitos para a inscrição do ProUni 2019

Como falamos, para se inscrever é necessário ter feito o último Enem, mas não é só isso, o ProUni tem um série de requisitos que devem ser comprovados no ato da matrícula, então é bom observar todas as informações colocadas na hora que for se inscrever.

Para começar, o estudante deverá estar adequado a um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, a bolsas são exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

Para concorrer também é necessário que o candidato não possua diploma de ensino superior.

Bolsas parciais ou integrais? Veja como escolher!

O tipo de bolsa que será escolhido no ProUni 2019, dependerá da sua renda bruta familiar.

Isso por que,  para as bolsas integrais (100%) é necessário que a renda familiar seja de até um salário mínimo e meio por pessoa e para as bolsas parciais (50%) é preciso que a renda bruta familiar seja de até três salários mínimos por pessoa.

Nota de corte do ProUni 2019

No segundo dia de inscrição, o ProUni libera a nota mínima exigida para se inscrever nos cursos disponíveis. Essas notas podem variar a cada dia de inscrição, então é muito importante que os estudantes as observem todos os dias no site.

A maioria dos cursos possuem a nota mínima maior que o mínimo exigido pelo ProUni (450 pontos no Enem). Isso torna o programa mais concorrido e por isso a dedicação deverá se iniciar desde a prova do Enem.

Vamos listar agora alguns exemplos de notas de corte, das edições anteriores do ProUni. Lembrando que essas notas podem mudar de acordo com  turno, faculdade e tipo de concorrência (ampla ou cotas):

Administração
Maior nota de corte: 770,20
Menor nota de corte: 450,00

Arquitetura e Urbanismo
Maior nota de corte: 767,48
Menor nota de corte: 541,10

Biologia
Maior nota de corte: 682,16
Menor nota de corte: 605,06

Ciência da Computação
Maior nota de corte: 790,42
Menor nota de corte: 450,00

Ciências Contábeis
Maior nota de corte: 758,90
Menor nota de corte: 450,00

Comunicação Social: Jornalismo
Maior nota de corte: 720,02
Menor nota de corte: 497,04

Direito
Maior nota de corte: 812,44
Menor nota de corte: 450,00

Segunda chamada do ProUni 2019

A segunda chamada do ProUni 2019 está programada para 18/02 e ela é uma segunda chance para aqueles estudantes que não foram convocados na primeira lista.

Lista de espera ProUni 2019

Essa já é a terceira chance de conseguir uma bolsa pelo ProUni 2019. Nesse processo o candidato deverá manifestar interesse de participar da lista de espera do ProUni 2019 nos dias 07/02 e 08/02, no próprio site do programa.  

No dia 11/03 a lista de aprovados estará disponível e o estudante deverá comparecer com os documentos na faculdade.

Faculdades que participam do ProUni 2019

É muito importante lembrar que só participam de programas como ProUni e Fies, as faculdades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação). Esse reconhecimento é muito importante, pois só essas faculdades podem emitir diplomas válidos, evitando assim futuros transtornos e prejuízos.

Separamos algumas das faculdades que participam do ProUni, mas que também dispõe de bolsas e financiamentos próprios e sem burocracia para quem não conseguiu uma bolsa pelo programa ou não se inscreveu:

Veja mais:

Saiba tudo sobre o FIES

Notas de corte SISU

Já decidiu para qual curso você vai tentar uma bolsa? Então conte pra gente aqui nos comentários!

Comente