Saiba como conseguir vaga no 1º semestre do ProUni 2019

Prouni — Escrito por

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um dos processos seletivos mais procurados pelos estudantes, pois distribui vagas em faculdades de todo o Brasil.

Esse programa dispõe de bolsas parciais (50%) e integrais (100%), que devem ser escolhidas de acordo com a renda do candidato. Essa renda deverá ser comprovada no dia da matrícula, que ocorre logo após o anúncio dos convocados.

Descubra mais sobre o ProUni 2019!

Como conseguir vaga no 1º semestre do ProUni 2019

Para se inscrever no ProUni o candidato deverá ter feito a edição mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No caso do ProUni 2019, é obrigatório ter prestado o Enem 2018.

Além de ter feito o Enem, o desempenho de ter sido de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

As inscrições para o primeiro semestre do ProUni 2019 acontecem entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. O resultado, com a primeira lista de candidatos aprovados, está previsto para o dia 6 de fevereiro.

Requisitos para a inscrição do ProUni 2019

Como falamos, para se inscrever é necessário ter feito o último Enem. Mas não é só isso, o ProUni tem um série de requisitos que devem ser comprovados no ato da matrícula, então é bom observar todas as informações colocadas na hora que for se inscrever.

Para começar, o estudante deverá cumprir um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, a bolsas são exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

Só pode participar do ProUni quem não tem diploma de ensino superior.

Bolsas parciais ou integrais? Veja como escolher!

O tipo de bolsa que será escolhido no ProUni 2019, dependerá da sua renda bruta familiar.

Para concorrer a uma bolsa integral (100%) é necessário que a renda familiar bruta mensal seja de até um salário mínimo e meio por pessoa e para as bolsas parciais (50%) é preciso que a renda bruta familiar mensal seja de até três salários mínimos por pessoa.

Nota de corte do ProUni 2019

No segundo dia de inscrição, o ProUni libera a nota de corte parcial , que corresponde à nota mínima necessária para conseguir vaga até o momento. Essas notas podem variar a cada dia de inscrição, então é muito importante que os estudantes as observem todos os dias no site.

Vamos listar agora alguns exemplos de notas de corte de edições recentes do ProUni. Lembrando que essas notas podem mudar de acordo com  turno, faculdade e tipo de concorrência (ampla ou cotas):

Administração
Maior nota de corte: 770,20
Menor nota de corte: 450,00

Arquitetura e Urbanismo
Maior nota de corte: 767,48
Menor nota de corte: 541,10

Biologia
Maior nota de corte: 682,16
Menor nota de corte: 605,06

Ciência da Computação
Maior nota de corte: 790,42
Menor nota de corte: 450,00

Ciências Contábeis
Maior nota de corte: 758,90
Menor nota de corte: 450,00

Comunicação Social: Jornalismo
Maior nota de corte: 720,02
Menor nota de corte: 497,04

Direito
Maior nota de corte: 812,44
Menor nota de corte: 450,00

Segunda chamada do ProUni 2019

A segunda chamada do ProUni 2019 está programada para 20 de fevereiro. Ela é uma segunda chance para aqueles estudantes que não foram convocados na primeira lista.

Lista de espera ProUni 2019

Essa já é a terceira chance de conseguir uma bolsa pelo ProUni 2019. Nesse processo o candidato deverá manifestar interesse de participar da lista de espera do ProUni 2019 nos dias 07/02 e 08/02, no próprio site do programa.  

No dia 11/03 a lista de aprovados estará disponível e o estudante deverá comparecer com os documentos na faculdade.

Faculdades que participam do ProUni 2019

É bom lembrar que só participam de programas como ProUni e Fies as faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Esse reconhecimento é muito importante, pois só essas faculdades podem emitir diplomas válidos.

Separamos algumas das faculdades que participam do ProUni, mas que também dispõe de bolsas e financiamentos próprios e sem burocracia para quem não conseguiu uma bolsa pelo programa ou não se inscreveu:

 

Veja mais:

Saiba tudo sobre o FIES

Notas de corte SISU

Já decidiu para qual curso você vai tentar uma bolsa? Então conte pra gente aqui nos comentários!

Comente