O Programa Universidade para Todos (Prouni) já disponibilizou a lista com as instituições participantes neste ano. Ao todo serão oferecidas 144.639 bolsas, sendo elas 45.416 parciais, que correspondem a 50% da mensalidade do curso e 99.223 integrais. Segundo o ministro Aloizio Mercadante esse número de bolsas ainda pode aumentar.

O Prouni é um programa do governo que tem como finalidade oferecer bolsas de estudos aos estudantes de baixa renda, ou seja, com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos por mês, que tenham realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2012.

As vagas já estão acessíveis no site do programa, o estudante interessado pode pesquisar por cidade, curso ou instituição.

As inscrições para o Prouni começam no dia 17 e vão até o dia 21 de janeiro, com a primeira chamada prevista para o dia 24 de janeiro e a segunda para o dia 8 de fevereiro. Ainda haverá uma lista de espera para o candidato que não for selecionado em nenhuma das chamadas anteriores.

Para participar do Prouni o estudante deve ter concluído o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular na condição de bolsista. Deve também ter realizado o ENEM em 2012, alcançando uma nota superior a zero na redação e acima de 450 nas demais áreas de conhecimento.

As bolsas são divididas em integrais e parciais. As bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade do curso, são para os estudantes que comprovem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salario mínimo. Já as bolsas parciais, que corresponde a 50% do valor da mensalidade, são destinadas aos candidatos que comprovem renda familiar mensal per capita entre 1,5 e 3 salários mínimos.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]