Prouni e ENEM, qual a relação?

Prouni — Escrito por

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de conceder bolsas de estudos a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Sua relação com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é direta, visto que para participar do Prouni é estritamente necessária a participação no ENEM.

Para entender o funcionamento do Prouni e a utilização do ENEM nesse programa leia atentamente o texto abaixo.

O que é?

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado em 2004, que tem por objetivo conceder bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior aos estudantes que ainda não tenham diploma de curso superior e comprovadamente de baixa renda.

Neste ano, até o momento, já estão confirmadas 144.639 bolsas, sendo elas 45.416 parciais e 99.223 integrais. As bolsas parciais equivalem a 50% do valor da mensalidade do curso e as integrais cobrem 100% do valor da mensalidade.

Quem pode participar?

Para participar dessa seleção é necessário que o estudante satisfaça algumas condições. São elas:

– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
– ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
– ser pessoa com deficiência;
– ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos com grau de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Além da necessidade de ter realizado a prova do ENEM 2012 e ter alcançado uma nota superior a 450 de média geral e ter atingido nota superior a zero na prova de redação. Para calcular a média, basta somar as notas de cada prova (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e dividir por cinco.

Inscrições

Para realizar a inscrição no Prouni 2013 o estudante deve acessar o site da programa entre os dias 17 e 21 de janeiro com o número de inscrição e a senha do ENEM 2012. Assim como no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o estudante tem direito a optar por até dois cursos e pode alterar essas opções sempre que quiser até o fim do período de inscrição, sendo válida apenas a última escolha confirmada pelo candidato.

Chamadas

Serão realizadas duas chamadas para realização da matrícula dos alunos selecionados. A primeira chamada está marcada para o dia 24 de janeiro e a segunda para o dia 8 de fevereiro. Para realizar a matricula o candidato deve estar atento aos documentos necessários para comprovação das informações prestadas no ato da inscrição.

Em alguns casos, antes da realização da matrícula, a instituição poderá requisitar que o estudante participe de um processo seletivo próprio, específico aos candidatos selecionados do Prouni.

Caso, ao final das duas chamadas, o estudante ainda não tenha sido convocado, será permitida a participação na lista de espera. Para declarar interesse nessa lista, o candidato deve acessar o site do Prouni entre os dias 24 e 25 de fevereiro.

Tipos de bolsa

Os tipos de bolsas são dois, parciais e integrais.

– Bolsas parciais, equivalem 50% da mensalidade e são destinadas a estudantes que possuam renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

– Bolsas integrais, equivalem a 100% da mensalidade e destinam-se aos estudantes que comprovem renda bruta familiar per capita de 1,5 até 3 salários mínimos.

A nota alcançada no ENEM 2012 é utilizada como critério para a distribuição das bolsas.

Cotas

O Prouni ainda reserva cotas aos estudantes com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, desde que satisfaçam às condições anteriores.

Fies e Prouni

Caso o estudante selecionado a uma bolsa parcial não tenha condições de pagar o restante da mensalidade, ele ainda pode participar do Fies para custear o restante da mensalidade.

Para saber quais instituições estão cadastradas, acesse o site do Prouni e selecione a cidade desejada.

 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , ,

Comente