Descubra tudo sobre as inscrições do ProUni

Prouni — Escrito por

Saiba todos os detalhes sobre o processo de inscrição do ProUni e garanta sua bolsa de estudo no ensino superior!

Depois de realizado o tão temido Enem, é hora de poder usar sua nota para concorrer a uma bolsa naquele curso superior com o qual você sempre sonhou, seja ela parcial ou integral. O ProUni pode te proporcionar isso!

Se você quer aproveitar a oportunidade de estudar em uma instituição de qualidade sem pagar nada ou pagando metade do valor, fique atento aos prazos do ProUni e descubra como se inscrever.

Aqui você também vai saber quais são os requisitos para participar do processo seletivo e o que fazer com a nota do Enem caso não consiga uma vaga pelo programa do Governo Federal.

Como se inscrever no ProUni

Em geral, as inscrições para a primeira edição do ProUni têm início no fim de janeiro e duram cerca de quatro dias. No segundo semestre, as inscrições para a segunda etapa são realizadas no mês de junho e têm o mesmo período de duração.

As inscrições no ProUni devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do programa. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do ProUni.
  2. Clique em “Fazer inscrição”.
  3. Informe o número de inscrição e a senha do Enem.
  4. Preencha o questionário socioeconômico.
  5. Escolha até duas opções de cursos.
  6. Clique em “Finalizar inscrição”.

Durante o período de inscrição, você pode acessar o portal do candidato ProUni para realizar qualquer alteração nas informações.

Quem pode participar do ProUni

Para participar do ProUni, é necessário ter feito o último Enem e obtido desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, sem ter zerado a redação.

Embora haja exigência de uma pontuação mínima para a inscrição no programa, nem sempre ela é suficiente para garantir uma vaga. Dependendo do curso, a nota de corte pode variar de 450 a 830 pontos. O candidato precisa atingir a nota de corte do curso desejado para prosseguir no processo seletivo.

Também é preciso atender a pelo menos um dos requisitos apontados abaixo para ter direito à bolsa. Confira:

  • Ter concluído todo o ensino médio na rede pública de ensino.
  • Ter concluído todo o ensino médio na rede particular, na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino para cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário se enquadrar no critério de renda do programa.

Por falar nesse critério, os limites de renda familiar mensal bruta por pessoa são os seguintes:

  • Para bolsas parciais: até três salários mínimos por pessoa.
  • Para bolsas integrais: até um salário mínimo e meio por pessoa.

O que fazer se não passar no ProUni

Se a sua nota não foi suficiente para passar no ProUni ou se você não se enquadra nos critérios de seleção do programa, não se desespere! Atualmente, existe uma maneira prática e sem burocracia de iniciar uma nova graduação: o ingresso direto.

Com a nota do Enem, o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar o tradicional vestibular.

Além disso, diversas instituições oferecem bolsas de até 100% para os estudantes que optam por entrar por meio dessa modalidade de seleção.

O ingresso direto também costuma ter notas de corte bem mais baixas. Em geral, uma pontuação acima de 300 pontos na média geral das provas objetivas e uma nota acima de zero na redação são suficientes para garantir vaga.

Esse processo de seleção também não possui requisitos socioeconômicos. Caso atinja a nota de corte do curso desejado, basta o candidato apresentar o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada na secretaria da instituição para efetuar a matrícula.

Onde estudar

Conheça, a seguir, uma lista de faculdades onde você pode usar a sua nota do Enem para entrar direto e ainda conseguir uma bolsa de até 100%. Todas elas também costumam participar do ProUni.

As instituições são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante que seu diploma terá validade no mercado de trabalho quando você se formar:

Veja também:

Veja quais são as faculdades a distância que aceitam o ProUni

Saiba como fazer a renovação do Prouni

Agora que você já sabe tudo sobre a inscrição do ProUni e também que existe outra forma de conseguir bolsa com a nota do Enem, conte para a gente aqui nos comentários: o que vai fazer? Tentar o ProUni ou o ingresso direto?

Comente