Descubra como fazer a inscrição para o ProUni

Prouni — Escrito por

Veja como se inscrever em um dos programas mais concorridos do país e conquiste a sua faculdade!

O diploma de ensino superior é um sonho para muita gente, e o Programa Universidade para Todos (ProUni) vem ajudando muitos estudantes a realizarem esse sonho e o grande desejo de ter vida profissional próspera.

Se você também tem muita vontade de ganhar uma bolsa de estudos para fazer uma faculdade, veja este artigo que preparamos sobre as inscrições para o ProUni e tenha a realização do seu sonho mais próximo!

Como se inscrever no ProUni

As inscrições para o ProUni ocorrem duas vezes ao ano, e para concorrer a uma das bolsas disponibilizadas é necessário que o estudante atenda diversas exigências feitas pelo programa.

Antes de qualquer coisa, só é possível se inscrever no ProUni se o estudante tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anterior a seleção, exemplo: se a inscrição for no início ou no meio de 2019, o candidato deverá ter feito o último Enem, que neste caso ocorreu em 2018.

Além de ter feito o último Enem, o candidato terá que ter obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva e não ter zerado a sua redação.

Outra exigência é que não é permitido estudantes já diplomados participarem do ProUni, então, ficar sempre atento, pois é necessário a comprovação de todos os dados informados na inscrição, no dia da matrícula.

O candidato ainda deve atender a um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, a bolsas são exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

Se você se enquadra em todos os requisitos acima, agora é hora de escolher o tipo de bolsa que deseja concorrer,  mas para essa escolha é necessário que você saiba qual é a sua renda bruta familiar.

Para as bolsas integrais (100%) é preciso que a renda bruta familiar seja de até um salário mínimo e meio por pessoa, e para as bolsas parciais (50%) é preciso que a renda bruta familiar seja de até três salários mínimos por pessoa.

Datas das inscrições para o ProUni

O ProUni ocorre duas vezes ao ano e sempre as inscrições são no início e no meio do ano, pois são períodos que ocorrem as matrículas das faculdades.

Essas inscrições são feitas no site do ProUni e o processo é totalmente online, mas caso o estudante seja selecionado, ele deverá comparecer à instituição escolhida com os documentos necessários para comprovar as informações colocadas na inscrição e realização de matrícula.

Após em média cinco dias passado o prazo para a matrícula da primeira lista de aprovados, será liberada a segunda lista de aprovados e um novo prazo para levar a documentação.

Faculdades que participam do ProUni

Descubra agora alguma das principais faculdades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), que participam do ProUni com diversas bolsas parciais e integrais:

Lembrando que as faculdades acima dispõem de bolsas e financiamentos sem burocracia para você que não se enquadra nos requisitos do ProUni, ou não conseguiu a sua bolsa.  

Veja também:

Teste Vocacional Grátis

Saiba tudo sobre o PEP, financiamento estudantil da Anhanguera

Vai fazer o ProUni ? Conte pra gente aqui nos comentários, para qual curso você vai tentar ganhar uma bolsa de estudos pelo ProUni!

Comente