Entenda como funcionam as inscrições para o ProUni

Prouni — Escrito por

Se você deseja conseguir uma bolsa no ProUni, então veja o que você vai precisar para inscrever nesta seleção!

O Programa Universidade para Todos (ProUni)  foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como finalidade disponibilizar bolsas de estudos para estudantes  ingressarem em um curso superior na rede privada.

Por causa dos altos custos das mensalidades para conseguir manter os estudos, muitos estudantes sonham em conseguir alguma ajuda para iniciar os seus estudos. No ProUni essas bolsas de estudo podem ser escolhidas na forma integral ou parcial, obedecendo os requisitos da seleção.

Como funciona o ProUni

Para se inscrever no ProUni, o estudante deverá cumprir alguns requisitos e todas as informações colocadas no ato da inscrição, que é feita pela internet, deverá ser comprovada na instituição, caso ele consiga a bolsa.

Antes de qualquer coisa, o candidato deve ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtido nota igual ou superior a 450 pontos, além  de não ter zerado a redação.

Se o estudante tiver feito a prova do Enem, o passo seguinte é escolher o tipo de bolsa, de acordo com a sua renda familiar, veja as opções:

  • Bolsas integrais (100%): renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsas parciais (50%): renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.  

O candidato deve também atender a pelo menos um requisito abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, as bolsas são oferecidas exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

Lembrando que para se inscrever no ProUni o candidato não poderá ter concluído um curso superior.

Quando tem seleção para o ProUni

O ProUni ocorre duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre, o candidato pode concorrer nas duas seleções, até conseguir uma vaga.  

Bolsas para cursos a distância

O  curso a distância cresce disparadamente e o ProUni já oferece bolsas para esse tipo de modalidade, assim aumentou a quantidade de bolsas ofertadas e as possibilidades de terminar a seleção com uma bolsa aumentaram.

Financiamentos, bolsas e convênios sem burocracia

Muitas faculdades particulares, que são reconhecidas pelo MEC, já oferecem descontos, bolsas de estudo e até financiamentos próprios sem burocracia, aumentando assim a possibilidade de muitos estudantes ingressarem no ensino superior.  

As faculdades abaixo, além de participarem do ProUni, trabalham com os financiamentos sem burocracia, bolsas e descontos:

Veja também:  

Conheça as faculdades a distância que aceitam o ProUni  

Conte pra gente aqui nos comentários para qual curso você vai se inscrever no ProUni!

Comente