Saiba tudo sobre como conseguir uma vaga no Prouni em Recife

Prouni — Escrito por

Você mora no Recife e quer estudar pelo ProUni? Descubra agora mesmo como funciona o programa e como conseguir uma vaga!

O ProUni (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo governo federal em 2004, com a Lei nº 11.096/2005. Ele concede bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares de todo o País.

O programa foi criado para democratizar a educação no Brasil, possibilitando que alunos de baixa renda tenham acesso ao ensino superior. As vagas em faculdades públicas são muito concorridas e não suprem a demanda necessária.

Assim como em todas as cidades brasileiras, em Recife há distribuição de bolsas para diversos cursos nas modalidades presencial e a distância. Então, se você mora na cidade e quer concorrer a uma vaga pelo ProUni, preste atenção nas informações que daremos a você sobre o funcionamento do programa.

Como concorrer a uma vaga pelo ProUni em Recife?

Pode concorrer a uma vaga pelo ProUni em Recife quem participou da última edição do Enem. Além disso, é preciso ter alcançado uma pontuação igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação.

Só podem concorrer às bolsas candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escolas particulares, pois o programa é destinado a pessoas de baixa renda.

O programa distribui bolsas integrais e parciais (de 50%). As primeiras são destinadas a pessoas com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e as segundas para candidatos com renda per capita de até 3.

Para que o benefício seja concedido, você deve providenciar uma lista de documentos que comprovem a sua situação financeira e de toda a sua família, além de apresentar histórico escolar provando que estudou em escola pública ou documento atestando que foi bolsista na rede particular de ensino.

Quando começam as inscrições para o ProUni em Recife?

As inscrições para o ProUni acontecem sempre duas vezes ao ano: no início do primeiro e do segundo semestres. As inscrições para o primeiro semestre ocorrem sempre entre o final de janeiro e início de fevereiro e para a segunda metade do ano, entre junho e julho.

Quem deseja concorrer a uma bolsa ainda neste ano precisa ficar atento: o período de inscrições é divulgado apenas poucas semanas antes de o processo seletivo começar. Além disso, são apenas 4 dias de inscrições. Quem deixa para a última hora corre o risco de não conseguir se inscrever, pois nos últimos dias há muitos acessos.

Como fazer minha inscrição para o ProUni?

As inscrições para o ProUni são feitas exclusivamente pela internet, no site do programa. Para acessar o sistema, basta informar o mesmo número de inscrição e senha utilizados para entrar na Página do Participante do Enem.

O processo é simples e o candidato deve informar dados verdadeiros, pois, caso seja selecionado para a primeira chamada, terá que comprovar todas as informações declaradas.

O candidato pode escolher duas opções de cursos ou faculdades. Dessa forma, ele tem mais chances de conseguir uma bolsa.

Como funcionam as notas de corte?

As faculdades não definem uma nota de corte, pois isso depende do desempenho dos candidatos inscritos em cada graduação. Portanto, esse fator pode variar bastante para o mesmo curso, já que as faculdades mais concorridas pedem pontuações mais altas.

No entanto, mesmo um curso mais concorrido como Odontologia pode ter uma nota de corte não tão alta — pouco acima dos 600 pontos, dependendo da universidade.

A nota de corte de um mesmo candidato também varia de acordo com a instituição, pois cada faculdade estabelece seus próprios critérios de avaliação dos candidatos. Algumas levam em consideração o desempenho nas matérias relacionadas à área que ele escolheu, dando um peso maior a elas. Outras não adotam esse critério e, nesse caso, o peso de todas as disciplinas é o mesmo.

Como saber se fui selecionado para o ProUni?

Você precisa acompanhar a Página do Participante, pois o resultado só sai depois do fim do período de inscrições. Durante os dias destinados ao processo seletivo, as notas mínimas sofrem alterações à medida que a faculdade recebe outras candidaturas para os cursos.

Então, caso sua nota fique abaixo do mínimo necessário, você pode trocar a opção de curso ou de faculdade quantas vezes precisar, mas dentro do período destinado para as candidaturas.

Quais faculdades em Recife participam do ProUni?

O MEC faz uma seleção bastante rigorosa das faculdades para que elas possam oferecer vagas pelo programa. Apenas instituições bem conceituadas perante ao órgão podem participar, independentemente do tamanho ou dos cursos que ela oferece.

A seguir, vamos citar algumas faculdades em Recife nas quais você pode tentar uma bolsa integral ou parcial pelo ProUni. Veja!

As faculdades: Cruzeiro do Sul Educacional (presencial), Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) e Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) ainda oferecem bolsas e financiamentos próprios. Então, caso você não consiga uma bolsa pelo ProUni, ainda terá a oportunidade de estudar em uma instituição de qualidade e conseguir uma bolsa ou financiamento sem burocracia.

Veja também:

Saiba como fazer a inscrição do ProUni no segundo semestre

Saiba mais sobre o simulador do ProUni e veja notas de corte

Essas informações foram suficientes para tirar suas dúvidas sobre como conseguir uma vaga no ProUni em Recife? Deixe sua opinião nos comentários!

Comente