Saiba como conseguir vagas remanescentes no ProUni

Prouni — Escrito por

Não conseguiu uma bolsa no ProUni pelo processo tradicional ou perdeu o prazo? Entenda agora como conseguir ingressar em uma faculdade com as vagas remanescentes!

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um dos processos seletivos mais concorridos do País, já que ele disponibiliza milhares de bolsas de estudo (parciais e integrais) para estudantes de baixa renda que participaram da edição mais recente do Enem.

Para quem não realizou o último Enem, não conseguiu uma bolsa pelo processo tradicional do programa ou perdeu o prazo, existem as vagas remanescentes. Neste post, vamos explicar tudo sobre elas. Veja!

O que são vagas remanescentes do ProUni?

São aquelas bolsas de estudo que ficaram sem nenhum estudante para assumir, pois houve desistência ou o candidato não conseguiu comprovar todas as informações colocadas no ato da inscrição.

Como concorrer às vagas remanescentes do ProUni

Concorrer às vagas remanescentes do ProUni é um processo muito mais tranquilo do que a seleção tradicional, pois a intenção é que todas sejam preenchidas e ninguém fique sem estudar.

Se o estudante já estiver matriculado em uma faculdade e a instituição ofertar vagas remanescentes, ele poderá conseguir uma bolsa de estudo parcial ou integral e continuar estudando tranquilamente.

Veja os requisitos para participar da seleção:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Apresentar renda familiar bruta mensal de, no máximo, 3 salários mínimos per capita.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública, ou particular na condição de bolsista integral.
  • Não ter sido aprovado na seleção regular do ProUni

Pessoas com alguma deficiência podem participar do processo sem precisar obedecer a nenhum dos requisitos acima.

Professores da rede pública de ensino que queiram fazer outro curso de licenciatura também podem deixar esses requisitos de lado e apenas comprovar o vínculo com o cargo.

Inscrições para as bolsas remanescentes do ProUni

As vagas remanescentes estão disponíveis, em média, dois meses após a seleção tradicional do ProUni, pois é o período em que as faculdades passam para o Ministério da Educação (MEC) a quantidade exata de bolsas que sobraram.

As inscrições para o processo são feitas no site do ProUni. Após o estudante se candidatar a uma vaga, ele terá que comparecer à instituição com todos os documentos que comprovem os dados informados na inscrição, em até 48 horas.

Faculdades que participam do ProUni

As faculdades que participam da primeira seleção do ProUni também oferecem vagas remanescentes caso tenham bolsas de estudo sem nenhum aluno para assumi-las.

Para participar desse programa, assim como de todos do governo federal, a instituição deverá estar com todos os documentos em dia e já ser reconhecida pelo MEC, pois só assim ela vai emitir diplomas válidos.

Caso não consiga uma bolsa pelo ProUni, pode ficar despreocupado, pois agora existe uma nova forma de ingressar na faculdade, sem realizar nenhum outro vestibular, que é o ingresso direto pelo Enem.

Pelo ingresso direto, o estudante não precisará realizar nenhuma outra prova e ainda poderá conseguir bolsas e descontos em seu curso.

Para participar basta ir até o site da faculdade participante, se inscrever no curso que tiver interesse, selecionar a opção ingresso direto e pronto! Agora é só aguardar o resultado.

Conheça algumas faculdades que participam do ProUni, dispõem do ingresso direto pelo Enem e  ainda disponibilizam bolsas e financiamentos próprios, sem nenhuma burocracia:

Veja mais:

Descubra quais são as melhores universidades EAD

ProUni vale para cursos EAD?

Vai participar das vagas remanescentes do ProUni? Então conte para a gente qual curso você escolherá!

Comente