Saiba como ver o resultado do ProUni e comece sua faculdade

Prouni — Escrito por

Resultado do ProUni: veja aqui como consultar seu resultado e conheça opções para quem não conseguiu a bolsa.

Estudar em uma faculdade particular pagando apenas metade da mensalidade ou mesmo nada é uma possibilidade real para quem concorre às bolsas do o Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal.

E dá para imaginar a ansiedade do candidato que está na espera para saber se foi contemplado pelo programa. Afinal, entrar na universidade é um passo decisivo rumo a um futuro melhor!

A seguir você verá como consultar o resultado do ProUni e o que fazer para começar sua faculdade. Conheça também outras alternativas para estudar pagando menos ou até de graça, mesmo sem bolsa do ProUni!

Como ver o resultado do ProUni

O resultado do ProUni pode ser consultado no site do Programa (ProUni-MEC), na aba “Ver resultado”. Para fazer a consulta, é preciso informar o número de inscrição e senha do Enem.

O ProUni costuma ter duas edições a cada ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

É importante ficar atento ao cronograma, porque depois da divulgação do resultado, existe um prazo para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição (dados sobre o grupo familiar e renda dos candidatos).

O resultado do primeiro semestre costuma sair em duas chamadas, nos meses de fevereiro e março. Já no segundo semestre, o resultado geralmente é divulgado em julho.

Próximos passos

Após consultar o resultado do ProUni e ver que foi selecionado, o candidato precisa comparecer à faculdade para a qual se inscreveu e comprovar as informações prestadas na inscrição.

A lista de documentos geralmente é divulgada nos sites das instituições que participam do programa, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) e a Universidade de Franca (UNIFRAN), apenas citando algumas.

Lembrando que o limite de renda familiar para concorrer às bolsas integrais é de até um salário mínimo e meio por pessoa, e para as bolsas parciais (50%) é de até 3 salários mínimos por pessoa.

Se o candidato não apresentar a documentação dentro do prazo estabelecido, perderá o direito à bolsa de estudos do ProUni.

Opções para quem não conseguiu a bolsa do ProUni

Se você não conseguiu uma bolsa do ProUni para a faculdade, não se preocupe! Existem outras formas de estudar pagando menos ou até de graça ― e sem toda aquela burocracia dos programas do governo!

Programas internos de bolsas das faculdades

Boa parte das faculdades particulares conta com programas próprios de bolsas de estudos para cursos presenciais e a distância.

Na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), que oferece cursos EAD, por exemplo, os candidatos concorrem a bolsas de até 100% através do vestibular tradicional ou da nota do Enem.

Também existem bolsas que são oferecidas por meio de convênios com empresas e associações. Dessa forma, os funcionários, membros e seus dependentes têm direito às bolsas, que podem ser de até 70%.

Crédito educativo

O crédito educativo é outra alternativa para reduzir bastante o custo das mensalidade de uma graduação na rede privada.

Funciona da seguinte forma: o aluno financia uma parte do valor (até 70%) das mensalidades do curso todo, a juros baixos, e só precisa pagar esse montante (parcelado) depois da formatura, quando já tem um emprego e melhores condições econômicas.

Um exemplo desse tipo de programa é o Crédito Universitário Pravaler, da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Onde estudar

Listamos abaixo cinco faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas pelo ProUni e contam com programas próprios de bolsas e crédito educativo sem burocracia:

Veja também:

É possível participar do ProUni duas vezes? Descubra

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Agora que você descobriu como encontrar o resultado do ProUni e ficou por dentro de outras opções de bolsas de estudos, queremos saber: para qual curso você quer uma bolsa?

Comente