ProUni – Veja os avanços do programa que completa 10 anos

Fies, Prouni — Escrito por

O Programa Universidade para Todo (ProUni) completa 10 anos de criação em 2014, o programa é um dos protagonistas da campanha do Ministério da Educação (MEC) para a evolução da educação no país. O programa é acompanhado também de outras medidas que auxiliam o acesso de povos de baixa renda ao ensino superior, como o programa de cotas e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Os Avanços do ProUni

A proposta de execução do ProUni garantiu grande avanço para a educação brasileira. O principal objetivo do programa foi atingido: a inserção de jovens menos favorecidos no ensino superior, que agora têm mais chances de batalhar pelo futuro.

Nem todo conseguem ingressar no programa, seja pelo conhecimento ou pelo cumprimento dos requisitos. Uma das alterações propostas ao MEC, é referente as mudanças da realidade da renda per capita de classes C e D da população. As bolsas integrais são oferecidas para alunos com renda bruta máxima de um salário mínimo e meio, e há estudos para que tais valores sejam atualizados.

O MEC se pronunciou explicando que a definição da renda foi dada pelo Congresso, portanto a lei teria que ser alterada para que o critério fosse modificado. Outra alteração sugerida, seria a mudança que poderia aumentar o acesso ao programa: a de que o aluno possa concorrer às bolsas, independentemente se vier de uma instituição privada ou pública. O critério atual é que apenas os alunos vindos de escolas públicas no ensino médio ou bolsistas de escolas particulares tenham direito à bolsa.

Todos os programas passam por evolução visando se adequar da melhor maneira possível a realidade da nação, mesmo sendo alvo de críticas, o ProUni favoreceu e ampliou o acesso de estudantes ao ensino médio privado.

Tags: , , ,

Comente