Prouni

Uma das vantagens de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é poder concorrer a uma bolsa em universidade particular, sem precisar fazer o vestibular.

É que o Prouni, Programa Universidade para Todos, usa exclusivamente a nota do Enem para selecionar candidatos a bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas em todo o Brasil. Neste artigo você vai var como funciona o programa, os requisitos para pedir uma bolsa do Prouni, como é processo seletivo e muito mais.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal para democratizar o ensino superior. O Prouni usa a nota do Enem para selecionar candidatos a bolsas de estudo integrais e parciais em cursos superiores (de graduação e sequenciais) em instituições privadas em todo o território nacional. Criado em 2004, o programa tem duas seleções por ano: uma no primeiro semestre (normalmente em janeiro) e uma para no segundo semestre, com inscrições normalmente entre maio e junho. Para participar do Prouni, o candidato precisa ter feito a prova do Enem no ano anterior e preencher mais alguns requisitos.

Posso pedir uma bolsa do Prouni?

Para pedir uma bolsa do Prouni, você precisa satisfazer alguns critérios:

– ter feito o ensino médio na rede pública, ou na rede privada como bolsista integral;

– ter uma renda familiar de no máximo 3 salários mínimos por pessoa;

– ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter conseguido pelo menos 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e não ter zerado na redação.

Quanto maior a sua nota do Enem, maiores as chances de você conseguir uma bolsa do Prouni.

Professores da rede pública que estejam exercendo ativamente a função e sejam funcionários permanentes, registrados na folha de pagamento dessa instituição pública, podem concorrer a bolsas para os cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia sem precisar comprovar a renda mínima.

Como faço para calcular a renda mínima para participar do Prouni?

Entre os critérios do Prouni, está o da renda mínima familiar por pessoa. Para descobrir se você se encaixa no perfil de renda mínima familar per capita, você deve somar todas as rendas brutas das pessoas s família que moram na mesma casa que você. É preciso incluir na conta os familiares: pai, padrasto, mãe, madrasta, esposo(a), companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmãos e avós que morem na mesma residência e participem da a renda necessária para manter a casa.

Em seguida, você deve dividir o valor dessa renda bruta pelo número de pessoas (incluindo você). O resultado é a renda familiar bruta per capita (ou por pessoa).

Quais os tipos de bolsa do Prouni?

O Prouni oferece dois tipos de bolsa: integral ou parcial. A bolsa integral é para quem tem renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. E a olsa parcial de 50% é destinada aos candidatos com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.

Como funciona o processo seletivo do Prouni?

A seleção do Prouni é um processo totalmente informatizado, que utiliza a nota do Enem para conceder as bolsas. Quanto maior a nota que você obteve no Enem, maiores são as suas chances de conseguir uma das vagas.

Além disso, depois da pré-seleção do Prouni, algumas instituições de ensino podem pedir um exame específico para os candidatos. Esse exame de seleção é ser gratuito para os candidatos do Prouni, é proibido cobrar qualquer tipo de taxa de inscrição nessas provas específicas.

Posso pedir bolsa do Prouni para qualquer universidade ou faculdade particular?

As vagas do Prouni são abertas em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. Para saber quais as universidades oferecem vagas pelo Prouni, você deve consultar o site do programa:  http://siteprouni.mec.gov.br.

Como faço minha inscrição no Prouni?

O processo seletivo do Prouni é totalmente informatizado e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site:  http://siteprouni.mec.gov.br.

Se você não tiver acesso à internet em casa, pode ir até uma das universidades participantes para fazer sua inscrição. É que todas as instituições que participam do Prouni devem obrigatoriamente oferecer acesso gratuito à Internet para quem quiser se inscrever.

Como descubro o resultado do Prouni?

Os resultados do Prouni são divulgados no site do programa e também pelas universidades participantes.