Dúvidas sobre o Prouni
Neste artigo selecionamos as dúvidas mais frequentes dos estudantes que participam do Programa Universidade para Todos (Prouni) para esclarecer o funcionamento do processo. Confira abaixo as perguntas e respostas.
– O que é o Prouni?
O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais, em instituições públicas de ensino superior a estudantes declarados de baixa renda que ainda não possuem curso superior.
– Tipos de bolsas:
São oferecidas dois tipos de bolsas, as integrais e as parciais. As bolsas integrais custeiam o valor total da mensalidade do curso escolhido e é destinada aos estudantes que comprovem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais custeiam 50% do valor da mensalidade e são destinadas aos estudantes com renda familiar mensal per capita de 1,5 até 3 salários mínimos.
– Quem pode participar?
Apenas podem participar do processo de seleção os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012, tenham atingido 450 pontos de média geral e também nota superior a zero na prova de redação. É necessário também que o estudante satisfaça pelo menos uma dessas exigências:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos com grau de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.
– Quantas instituições participaram do Prouni?
Neste ano participaram 1.078 instituições de ensino com mais de 162 mil bolsas em cerca de 12 mil cursos em todo país.
– Existe reserva de cotas para o Prouni?
Sim, são reservadas bolsas aos candidatos com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
– Resultados:
Os resultados são divulgados no próprio site do Prouni. Serão realizadas duas chamadas sucessivas, após esse período o estudante ainda não convocado poderá solicitar a participação na lista de espera que também fará mais duas chamadas sucessivas.
A primeira chamada aconteceu no dia 24 de janeiro, e o período para comprovar as informações vai até o dia 31 de janeiro. A segunda chamada é prevista para o dia 08 de fevereiro e o prazo para comprovar as informações vai do dia 08 ao dia 19 de fevereiro.
– Como proceder ao ser pré-selecionado?
Ao ser pré-selecionado, o estudante deverá comparecer à respectiva instituição de ensino com os documentos necessários para a comprovação das informações prestadas no ato da inscrição.
Assim que a instituição receber a documentação, deverá emitir ao estudante um Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Caso a instituição julgue necessário, ainda pode pedir ao estudante que entregue documentos adicionais.
Em alguns casos pode ser necessário a realização de uma prova própria da instituição.
– Lista de espera:
A lista de espera é destinada aos estudantes que ainda não tenham sido convocados em sua primeira opção, ou que tenham sido convocados em segunda opção, independente de ter realizado matrícula. Também pode solicitar a participação, os estudantes que tenham sido selecionados, mas que não tenha ocorrido formação de turma, nesse caso podendo participar da lista de espera em sua segunda opção.
Para solicitar a participação na lista de espera é simples, basta que o candidato acesse o site do Prouni, com o número de inscrição e senha do Enem 2012, nos dias 24 ou 25 de fevereiro e marque a opção indicada no boletim individual do candidato.
As chamadas acontecem nos dias 28 de fevereiro e 08 de março.
– Prouni e Fies:
O estudante contemplado com a bolsa parcial e que não tenha condições de arcar com o restante do valor pode solicitar a participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]