Em dúvida quanto a qual universidade escolher? O Enem Virtual preparou uma lista com as faculdades que aceitam o Prouni 2021. Confira!

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um dos maiores processos seletivos do Brasil e atualmente é a principal porta de entrada para quem deseja cursar o Ensino Superior em universidades privadas.

Apenas na primeira edição de 2021, o programa disponibilizou mais de 162 mil bolsas em universidades particulares espalhadas por todo o país. Mas, frente a tantas possibilidades, como identificar quais são as melhores faculdades que aceitam o Prouni 2021?

Para facilitar a sua escolha, o Enem Virtual preparou uma lista com algumas das melhores universidades do Brasil. Assim você não perde tempo e começa a estudar o quanto antes. Dê uma olhada!

Quais faculdades aceitam o Prouni 2021?

Seja para cursos presenciais ou a distância, as faculdades que aceitam o Prouni 2021 despertam as atenções dos candidatos do Enem que estão em busca de uma bolsa de estudos.

Para se ter uma ideia, apenas na primeira seleção de 2021 cerca de 76.855 mil bolsas integrais e 85.167 mil bolsas parciais foram oferecidas. E de acordo com o Ministério da Educação (MEC), devido às mudanças no calendário do Enem ocasionadas pela pandemia do coronavírus, o Prouni realizará duas outras seleções ainda em 2021.

A lista completa de faculdades que aceitam Prouni 2021 fica disponível do site do processo (prouniportal.mec.gov.br). Nele, você pode realizar uma pesquisa por bolsas utilizando os filtros por nome do curso, instituição e município.

Como o site não oferece uma lista completa, apenas segmentada por filtros, listamos aqui algumas das melhores universidades que aceitam o Prouni 2021:

O que é preciso para participar do Prouni 2021?

A seleção de candidatos para participar do Prouni 2021 é feita por meio da nota do Enem. No caso da primeira seleção de 2021, foi requerido o resultado referente à edição de 2019. No entanto, para as próximas seleções, os candidatos precisarão apresentar a nota do Enem 2020, que será liberada no dia 29 de março.

Para participar processo seletivo, os critérios são os seguintes:

  • Não possuir diploma de nível superior;
  • Ter alcançado ao menos 450 pontos na média geral do Enem;
  • Não zerado redação do Enem.

Para ser classificado, a nota de corte pode variar de acordo com a quantidade e o desempenho dos alunos inscritos, bem como o curso, turno e modalidade (ação afirmativa ou ampla concorrência).

Além dos critérios gerais, o candidato ao Prouni precisa corresponder ao seguinte perfil socioeconômico:

  • Para bolsas de 100%: Renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar;
  • Para bolsas de 50%: Renda mensal de até três salários mínimos por pessoa do grupo familiar.
  • Em ambos os casos: Ter cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública ou da rede privada, possuindo bolsa integral.

O Prouni também apresenta oportunidades aos seguintes grupos:

  • Portadores de deficiência;
  • Professores da rede pública em exercício do cargo na educação básica (esta opção é válida apenas para cursos de licenciatura e não há limites de renda).

Como faço para me inscrever no Prouni 2021?

O processo de cadastro é simples e gratuito. Basta acessar o site do ProUni (prouniportal.mec.gov.br) e entrar com a sua conta gov.br. Caso ainda não seja cadastrado, o próprio site do Prouni irá te instruir a criar uma conta com seu CPF e senha. Só então poderá acessar os serviços digitais do governo federal, incluindo a inscrição e o resultado do Prouni.

Após o cadastro, o próximo passo é escolher a modalidade que deseja concorrer, o turno, a instituição e o curso. Durante o período de inscrição o candidato pode avaliar diversas opções de curso e instituição, no entanto será preciso se decidir por duas opções de cursos para concorrer às vagas.

Sendo aprovado na primeira opção de bolsa, o aluno não poderá continuar concorrendo à segunda. Portanto é importante definir a escolha por ordem de prioridades.

E se eu não passar no Prouni?

Sabemos que, apesar da grande disponibilidade de vagas, muitos candidatos não conseguem se classificar através do Prouni, seja por não atingirem a nota ou por não se enquadrarem nos critérios socioeconômicos exigidos pelo programa.

Uma ótima alternativa para não perder o ano e ingressar no Ensino Superior, é tentar uma bolsa oferecida diretamente pela faculdade, por meio do ingresso direto. Nesta modalidade, o candidato utiliza o resultado do Enem para entrar direto em uma universidade privada, complementando a nota do vestibular interno ou, até mesmo, sem precisar realizar a prova.

Existem faculdades que oferecem bolsas de estudos de até 100% aos candidatos, tanto para cursos presenciais, quanto para EAD. Para tentar o ingresso direto, basta procurar uma instituição credenciada pelo MEC que aceite a modalidade, apresentar o boletim de desempenho do Enem e fazer a matrícula. Geralmente as universidades que oferecem o ingresso direto aceitam notas inferiores a 450 e também o resultado de exames anteriores, especificamente a partir da edição 2010.

Caso não saiba por onde começar a procurar faculdades que aceitam o ingresso direto, veja aqui uma breve lista de instituições bem avaliadas pelo MEC e que oferecem ótimas condições de ingresso:

Veja também: Pode usar nota do Enem do ano passado? Descubra

Agora que você já conhece as faculdades que aceitam o Prouni 2021, conte nos comentários qual a sua preferência de curso!