Descubra tudo sobre as inscrições do ProUni
Saiba todos os detalhes sobre o processo de inscrição do ProUni e garanta sua bolsa de estudo no ensino superior!
Depois de realizado o tão temido Enem, é hora de poder usar sua nota para concorrer a uma bolsa naquele curso superior com o qual você sempre sonhou, seja ela parcial ou integral. O ProUni pode te proporcionar isso!
Se você quer aproveitar a oportunidade de estudar em uma instituição de qualidade sem pagar nada ou pagando metade do valor, fique atento aos prazos do ProUni e descubra como se inscrever.
Aqui você também vai saber quais são os requisitos para participar do processo seletivo e o que fazer com a nota do Enem caso não consiga uma vaga pelo programa do Governo Federal.
Como se inscrever no ProUni
Em geral, as inscrições para a primeira edição do ProUni têm início no fim de janeiro e duram cerca de quatro dias. No segundo semestre, as inscrições para a segunda etapa são realizadas no mês de junho e têm o mesmo período de duração.
As inscrições no ProUni devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do programa. Confira o passo a passo:
- Acesse o site oficial do ProUni.
- Clique em “Fazer inscrição”.
- Informe o número de inscrição e a senha do Enem.
- Preencha o questionário socioeconômico.
- Escolha até duas opções de cursos.
- Clique em “Finalizar inscrição”.
Durante o período de inscrição, você pode acessar o portal do candidato ProUni para realizar qualquer alteração nas informações.
Quem pode participar do ProUni
Para participar do ProUni, é necessário ter feito o último Enem e obtido desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, sem ter zerado a redação.
Embora haja exigência de uma pontuação mínima para a inscrição no programa, nem sempre ela é suficiente para garantir uma vaga. Dependendo do curso, a nota de corte pode variar de 450 a 830 pontos. O candidato precisa atingir a nota de corte do curso desejado para prosseguir no processo seletivo.
Também é preciso atender a pelo menos um dos requisitos apontados abaixo para ter direito à bolsa. Confira:
- Ter concluído todo o ensino médio na rede pública de ensino.
- Ter concluído todo o ensino médio na rede particular, na condição de bolsista integral.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino para cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário se enquadrar no critério de renda do programa.
Por falar nesse critério, os limites de renda familiar mensal bruta por pessoa são os seguintes:
- Para bolsas parciais: até três salários mínimos por pessoa.
- Para bolsas integrais: até um salário mínimo e meio por pessoa.
O que fazer se não passar no ProUni
Se a sua nota não foi suficiente para passar no ProUni ou se você não se enquadra nos critérios de seleção do programa, não se desespere! Atualmente, existe uma maneira prática e sem burocracia de iniciar uma nova graduação: o ingresso direto.
Com a nota do Enem, o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar o tradicional vestibular.
Além disso, diversas instituições oferecem bolsas de até 100% para os estudantes que optam por entrar por meio dessa modalidade de seleção.
O ingresso direto também costuma ter notas de corte bem mais baixas. Em geral, uma pontuação acima de 300 pontos na média geral das provas objetivas e uma nota acima de zero na redação são suficientes para garantir vaga.
Esse processo de seleção também não possui requisitos socioeconômicos. Caso atinja a nota de corte do curso desejado, basta o candidato apresentar o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada na secretaria da instituição para efetuar a matrícula.
Onde estudar
Conheça, a seguir, uma lista de faculdades onde você pode usar a sua nota do Enem para entrar direto e ainda conseguir uma bolsa de até 100%. Todas elas também costumam participar do ProUni.
As instituições são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante que seu diploma terá validade no mercado de trabalho quando você se formar:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Veja quais são as faculdades a distância que aceitam o ProUni
Saiba como fazer a renovação do Prouni
Agora que você já sabe tudo sobre a inscrição do ProUni e também que existe outra forma de conseguir bolsa com a nota do Enem, conte para a gente aqui nos comentários: o que vai fazer? Tentar o ProUni ou o ingresso direto?