Conheça quais os tipos de bolsa disponíveis no ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo Governo Federal com o propósito de facilitar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior privado por meio de bolsas de estudo.
Com a bolsa, o aluno pode estudar de graça ou pagando apenas uma parte da faculdade. E o melhor: ao contrário dos financiamentos e parcelamentos facilitados, não precisa devolver o valor mais tarde.
O ProUni tem duas categorias de bolsa (parcial e integral), concedidas de acordo com a renda familiar do estudante.
Preparamos este guia para você tirar suas dúvidas sobre os tipos de bolsa oferecidas pelo ProUni, bem como as condições para pedir o benefício, período de inscrição e dicas para complementar a bolsa!
Requisitos para pedir bolsa do ProUni
Para tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni, o candidato precisa ter um bom desempenho na edição mais recente do Enem (pelo menos 450 na média das provas e não ter zerado a redação), não ter diploma de nível superior e ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.
Deve, ainda, atender a pelo menos uma das condições a seguir:
- Ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede particular
- Ser pessoa com deficiência
- Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura
Quando ocorre o ProUni?
O ProUni tem duas edições por ano, que geralmente ocorrem em janeiro e em junho/julho. O processo de janeiro seleciona candidatos para ingresso no primeiro semestre e o do meio do ano concede bolsas para os alunos que vão começar a estudar no segundo semestre letivo.
Tipos de bolsa disponíveis no ProUni
Existem dois tipos de bolsa do ProUni: integral e parcial. O critério que vai determinar se você receberá uma bolsa integral ou parcial é a sua condição financeira, como veremos a seguir:
Bolsa integral (100% do valor da mensalidade é custeado pelo governo): para solicitantes que comprovarem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Bolsa parcial (o governo paga 50 % do valor da mensalidade e o aluno deve arcar com o restante): para solicitantes que comprovarem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Formas de pagar o restante da mensalidade em caso de bolsa parcial
Uma boa opção para custear o restante mensalidade em caso de bolsa parcial é tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
O FIES também é uma iniciativa do Governo Federal que facilita o acesso ao ensino superior privado. Trata-se de um empréstimo estudantil a juros baixos e prazo longo para pagamento da dívida.
O estudante favorecido pela bolsa parcial do ProUni pode se candidatar ao FIES se a faculdade disponibilizar vagas pelo FIES e a soma dos dois auxílios não ultrapassar o valor da mensalidade com desconto.
As inscrições do FIES abrem duas vezes ao ano, logo após sair o resultado do ProUni. Para participar é obrigatório apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010, além de comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos.
Há também outros tipos de programas, subsídios e assistências oferecidos pelas próprias faculdades.
Faculdades que participam do ProUni
Confira a seguir algumas instituições que participam do ProUni:
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
Veja também:
Descubra quais faculdades aceitam o ProUni
Está pensando em se inscrever no ProUni? Que tipo de bolsa vai solicitar? Conte para a gente nos comentários!