Veja como é a prova do Encceja 2019 e o que fazer com a nota

Enem — Escrito por

O Encceja é a oportunidade de você concluir seus estudos. Saiba mais informações sobre as provas e descubra o que fazer com seus resultados!

Há milhares de pessoas que, por motivos diversos, não concluíram seus estudos no ensino fundamental ou médio. Para resolver isso, várias ações foram criadas ao longo das últimas cinco décadas.

No início dos anos 70, iniciou-se um projeto conhecido como Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). Extinto em 1985 quando foi substituído pelo projeto Educar, que previa a educação de jovens e adultos, mas acabou em 1990. Depois, vieram os supletivos e o EJA.

Mas os novos tempos trouxeram uma inovação: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Agora, quem não conseguiu concluir seus estudos na idade adequada pode fazer o exame e conseguir o seu diploma de conclusão dos ensinos fundamental e médio.

Quer saber mais? Vamos passar a você informações relevantes sobre a prova do Encceja 2019, para que se prepare para dar um importante passo em sua vida escolar.

Fique bem informado: tudo sobre a prova do Encceja 2019

A participação no exame é voluntária e tem uma idade mínima exigida, que é de 15 anos completados até a data do exame. Quem quer fazer as provas deve estar sempre atento, pois, ao contrário do Enem, o calendário do Encceja não é regular.

Por isso, o candidato não deve esperar a divulgação da data para estudar, o ideal é que se mantenha estudando o ano todo.

Quer saber sobre a prova? Vamos lá!

Como é a prova do Encceja 2019

Na verdade são provas, estruturadas por áreas do conhecimento, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

As provas são aplicadas em um mesmo dia, pela manhã e à tarde. São quatro, com 30 questões de múltipla escolha cada. Além das avaliações, há uma redação com temas sociais, culturais ou políticos.

Veja como estão estruturadas as provas:

Ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Redação, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira
  • Matemática
  • Geografia e História
  • Ciências Naturais

Ensino médio:

  • Redação; Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Para conseguir o seu diploma de conclusão de nível escolar, o candidato tem que obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas. A redação vale de 0 a 10 pontos e a nota mínima para aprovação é 5 pontos.

E quem não atingir a nota mínima nas provas?

Quem não atingir a nota mínima em nenhuma das provas não consegue se classificar. Mas quem não alcançou a pontuação exigida em uma ou mais de uma das quatro avaliações, pode conseguir um documento chamado declaração parcial de proficiência e, no próximo Encceja, fazer as provas nas quais foi reprovado para, enfim, conseguir o certificado.

Como se preparar para a prova do Encceja 2019

Você sabe que será preciso muita dedicação e aplicação nos estudos, não sabe? Se dar bem na prova Encceja significa um grande passo em seu futuro.

E sabe o que é melhor? Você tem à sua disposição, no site do Inep, vários materiais de estudo. Há 4 livros para estudantes do ensino fundamental e 4 para os de médio.

Há também a possibilidade de você acessar as provas e gabaritos de edições anteriores do exame — uma excelente maneira de fazer um treinamento prévio nos moldes das avaliações aplicadas.

Para a redação, você deve treinar o formato dissertativo-argumentativo e ler muito. Assim, amplia o vocabulário e fica a par de assuntos importantes do Brasil e do mundo.

O que fazer com a nota do Encceja 2019

A nota do Encceja ensino fundamental é a que permite que você passe para o próximo nível: a conquista do certificado de ensino médio.

Já a nota do Encceja ensino médio faz você dar um passo ainda maior: o certificado de conclusão e a oportunidade de ingressar na graduação. Conseguindo esse certificado, você fica apto a participar do Enem ou de outros processos de seleção, como o vestibular tradicional.

Onde estudar após aprovação no Encceja

Um leque de possibilidades se abre ao você conseguir seu certificado de ensino médio. Mesmo que trabalhe e que tenha outros compromissos que o impeçam de frequentar um curso presencial, o ensino a distância está aí para resolver isso.

Entre as opções de instituições de ensino onde você pode estudar, presencialmente ou a distância, estão as seguintes faculdades reconhecidas pelo MEC:

Sabe o que mais? Caso não consiga bolsas ou financiamento pelos programas do governo, ProUni e FIES, não se preocupe. Essas universidades citadas têm várias alternativas em bolsas, descontos e financiamentos — você estuda investindo em uma mensalidade que cabe certinho em seu orçamento.

Visite o site das universidades citadas e conheça tudo que elas têm a oferecer.

Você também pode gostar:

Conheça a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC

Conheça os cursos de faculdade oferecidos a distância

Viu como é fácil dar continuidade aos estudos e escolher uma carreira? Você vai fazer o Encceja 2019? E quais são os seus planos? Já sabe em qual universidade que estudar? Conte tudo nos comentários!

Comente