Você está pensando em prestar o Encceja em 2020? Neste artigo, você confere tudo o que precisa saber antes de fazer a prova. Acompanhe!

O que é o Encceja e para que serve?

O Encceja – abreviação de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – é a prova que dá certificação da conclusão do ensino básico para pessoas que não conseguiram terminar seus estudos na época adequada.

O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, mas ganhou destaque quando substituiu a função certificadora de ensino médio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2017.

O Encceja é aplicado uma vez ao ano, de forma gratuita. São dois formatos de prova: a de nível fundamental, para os que desejam concluir o ensino fundamental, e a de nível médio, para aqueles que pararam de estudar no ensino médio.

Quem pode fazer o Encceja?

O Encceja é aberto a todos jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou, até mesmo, nunca pisaram em uma sala de aula. O único pré-requisito é a idade mínima para prestar cada prova:

  • Encceja nível fundamental: idade mínima de 15 anos até o dia da prova;
  • Encceja nível médio: idade mínima de 18 anos até o dia da prova.

O candidato quem escolhe o nível de prova que ele deseja fazer. Mesmo aquelas pessoas que pararam os estudos no nível fundamental ou que foram à escola podem prestar o Encceja de nível médio.

Quando começam as inscrições do Encceja 2020?

O edital e calendário do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo Inep. Em 2019, as inscrições começaram em maio e as provas foram aplicadas em agosto. Em entrevista exclusiva à Revista Quero, o presidente do Inep, Alexandre Lopes afirmou que devido à pandemia de Covid-19, o Encceja 2020 vai acontecer, mas não em agosto.

As inscrições são feitas no site do Inep, onde também é possível acompanhar a divulgação do local de prova, gabaritos e resultados. As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, geralmente domingo, no período da manhã e da tarde.

O que cai na prova do Encceja?

O Encceja é composto por quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões e aborda uma área do conhecimento. Já a redação, assim como o Enem, é no estilo dissertativo-argumentativo.

Veja o conteúdo cobrado em cada prova:

Encceja nível fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Encceja nível médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

Como estudar para o Encceja?

A melhor forma de se preparar para o Encceja é conhecer seu estilo de prova. No site do Inep, é possível baixar as provas e gabaritos dos anos anteriores. Para estudar, os candidatos também podem baixar as apostilas gratuitas direto no site do Inep.

Já para a redação, a melhor forma de estudar é entender o que é a redação dissertativa-argumentativa e sua estrutura e escrever várias redações.

Confira algumas outras dicas para mandar bem na prova do Encceja:

  • Faça um cronograma de estudos, intercalando as áreas do conhecimento em cada dia;
  • Reserve 30 minutos por dia para estudar;
  • Revise os conteúdos da apostila em canais de educação do Youtube voltados para o Encceja;
  • Faça as provas antigas e simulados disponível na internet;
  • Escreva redações com os temas dos anos anteriores.

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

Para ser aprovado no Encceja, é preciso tirar, no mínimo, 100 pontos em cada prova objetiva e 5 pontos na redação. Em média, o candidato deve acertar 12 questões para atingir os 100 pontos, mas não dá para definir exatamente.

Isso porque, assim como o Enem, o Encceja é corrigido pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, a nota do candidato não é obtida a partir do número de questões que ele acertou, mas da coerência de suas respostas.

O que fazer com minha nota do Encceja?

O resultado positivo do Encceja permite que o candidato busque seu sonhado certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental na unidade certificadora escolhida no momento da inscrição.

Com o diploma em mãos, é possível entrar em um curso técnico profissionalizante, prestar um concurso público e ingressar em uma faculdade! A principal prova de acesso ao ensino superior no país é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo qual se pode entrar em faculdades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Ainda é possível conseguir uma bolsa de estudos e descontos em várias instituições privadas. Algumas faculdade oferecem boas condições de ingresso com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem ótimos descontos nas mensalidades:

Leia também: Entenda como você pode fazer inscrição para o Encceja

E você, já pensou no que vai fazer depois de ser aprovado(a) no Encceja? Conta para a gente nos comentários!