Saiba tudo sobre a prova do Enem 2019 e como se preparar

Enem — Escrito por

Vai prestar o Enem e quer saber tudo sobre o exame mais concorrido do país? Então fique ligado nas informações que vêm por aí!

O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) é o exame mais importante desse gênero no país e serve como porta de entrada para centenas de universidades públicas e privadas.

Pelo fato de ter substituído o vestibular, o exame passou a fazer parte dos objetivos de estudo de milhares de alunos do ensino médio.

Porém, nem sempre o Enem foi utilizado com a finalidade de ingresso nas universidades. Isso só começou a acontecer dez anos atrás.

Quer saber mais sobre o Enem? Confira o conteúdo a seguir.

Sobre o Enem

Criado pelo governo federal em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é elaborado e mantido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Pensado inicialmente como um recurso para avaliar os conhecimentos dos alunos formandos do ensino médio, o objetivo era medir a qualidade do ensino básico do país.

Mais de uma década depois, em 2009, o exame passou a ser utilizado na soma da nota para o preenchimento de vagas de universidades públicas. Por alguns anos, alunos de todo país podiam realizar o Enem e, conforme a pontuação obtida, melhorar a nota no vestibular.

Com o passar dos anos, as instituições de ensino superior começaram a aderir ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza apenas a nota do Enem como processo seletivo, substituindo os tradicionais vestibulares.

Como funciona a prova do Enem

A cada edição do Enem, são elaborados cinco cadernos de prova, reconhecidos por suas core: amarelo, azul, cinza, branco e rosa. Embora todos os cadernos contenham as mesmas questões, a ordem em que aparecem é diferente.

Essa estratégia foi criada para evitar colas durante a prova — lembrando que o candidato que for pego colando, zera a prova e terá que tentar novamente apenas no ano seguinte.

O Enem é composto por uma redação e quatro áreas do conhecimento, dispostas em 45 questões cada uma:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática, Códigos e suas Tecnologias

No primeiro dia de exame, o estudante precisa escrever a redação e responder às questões das áreas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

No segundo dia, deverá responder as questões das áreas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática, Códigos e Suas Tecnologias.

Datas da prova do Enem 2019

Desde 2017, o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Em 2019, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Confira os horários:

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h às 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia

No primeiro dia, o candidato tem cinco horas e meia para responder às questões, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo dia, a duração da prova é de cinco horas.

Candidato, fique muito atento ao horário de abertura e fechamento dos portões! Prepare-se para chegar ao seu local de prova com pelo menos meia hora de antecedência.

Todos os anos, muitos estudantes acabam chegando atrasados por saírem de casa em cima da hora e não terem se preparado para obstáculos como trânsito, desconhecimento do local exato da prova, entre outros. Para o Enem, não basta preparar a mente!

Local da prova

Os locais de prova serão divulgados algumas semanas antes do exame e poderão ser consultados com o Cartão de Inscrição, no site do Inep.

Onde estudar com a nota do Enem

Além de a nota do Enem poder ser usada para conseguir uma bolsa integral ou parcial através do ProUni (Programa Universidade Para Todos) ou do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), existem outras boas opções de ingresso no ensino superior!

Com uma pontuação igual ou superior a 450 pontos e uma nota maior que zero na redação, você também tem a possibilidade de utilizar o Enem para ingressar em diversas faculdades privadas, sem a necessidade de realizar um vestibular!

Nós fizemos uma seleção de algumas instituições que aceitam a nota do Enem como método de ingresso. Além disso, todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Confira:

Em todas essas faculdades é possível obter algumas vantagens financeiras, tais como bolsas de estudo, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Como usar a nota do Enem pra entrar na faculdade

E aí, está preparado para fazer o Enem? Pretende usar a nota para ingressar em alguma faculdade? Qual? Conte para nós aqui embaixo, nos comentários!

Comente