Saiba  como o resultado do Encceja lhe ajudará a fazer uma graduação no ensino superior e entenda o que é esse exame.

Um diploma universitário é um sonho de muitos estudantes brasileiros por ser uma qualificação que abre portas para melhores oportunidades de trabalho no país e no exterior, além de melhores salários.

Felizmente, mesmo para aqueles estudantes que não conseguiram finalizar seus estudos no ensino fundamental ou médio, é possível conseguir esses diplomas para ingressar no ensino superior cursando o tal sonhado curso.

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma possibilidade de caminho para alcançar essa conquista.

Trata-se de uma avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o país, voltada para aqueles que buscam o diploma do ensino fundamental ou médio.  O exame é feito duas vezes por ano e o resultado da prova é divulgado após três meses da realização da prova.

Com uma boa nota nessa prova, é possível obter o diploma do ensino médio, ou fundamental, para poder  conquistar um curso superior.

Quem pode fazer a prova do Encceja?

Muitas pessoas não conseguem concluir seus estudos por diferentes motivos, como a necessidade de trabalhar, a dificuldade de aprender e repetências, a dificuldade de se deslocar para a escola (distância, falta de transporte, etc.), desânimo ou falta de motivação. Para essas pessoas, o exame é uma oportunidade de fechar mais um ciclo e começar outro.

Dentro destas perspectivas, o Encceja funciona como uma possibilidade real de encerrar essa etapa dos estudos e começar uma nova. O exame, então, pode ser realizado para avaliar e atestar que a pessoa detém os conhecimentos adquiridos na formação durante o ensino médio e fundamental.

Qualquer pessoa que não conseguiu concluir o ensino médio ou fundamental pode fazer o exame. Se a necessidade for em adquirir o diploma do ensino fundamental, para fazer a prova, é preciso ter mais de 15 anos completos na data de realização do Exame.

Para obtenção do diploma  do ensino médio, a prova pode ser feita por qualquer pessoa, na condição de ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame.

Aqueles que não concluíram o ensino fundamental também podem fazer o exame para diploma do Ensino Médio direto. Para isso, basta a pessoa  ter, no mínimo, 18 anos. Assim, o estudante pode obter os dois diplomas sem precisar fazer duas provas.

Como a nota do Encceja te ajuda a entrar na faculdade

Os estudantes bem avaliados no Encceja adquirem o diploma do ensino médio, ou fundamental, necessários para ingresso em cursos do ensino superior. Mas, para isso, é preciso alcançar pontuação suficiente nos exames.

As notas mínimas necessárias para conseguir os diplomas são de 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Alcançando essa pontuação, o estudante adquire o seu diploma do ensino médio e está apto a participar de processos seletivos de faculdades públicas e particulares de todo o país.

Boas opções de faculdades para cursar

Atualmente, há diversas opções de faculdades, tanto públicas, quanto particulares com diferentes opções e modalidades de cursos, como, por exemplo, cursos presenciais ou à distância.

Aqueles estudantes que desejam alcançar mais autonomia na gestão de seus estudos, por exemplo, ou que tem pouca disponibilidade de tempo ou mobilidade, podem optar por um curso na modalidade a distância.

É importante frisar que os diplomas de cursos a distância tem a mesma validade do diploma de um curso presencial.

Confira a seguir algumas dicas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), com unidades e pólos de apoio em diversos estados do país, com a vantagem de que oferecerem cursos com mensalidades acessíveis, e opções de pagamentos com vantagens financeiras, como bolsas, descontos, Fies, Sisu e outros.

Leia mais:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe como conquistar seu diploma do ensino médio, é hora de pensar na faculdade que irá cursar. Conte pra gente nos comentários qual curso pretende fazer!