Conheça todas as dicas para ir bem na prova do Encceja 2019

Enem — Escrito por

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um bom caminho para quem não conseguiu concluir o ensino fundamental e médio no período ideal.

O Encceja é realizado duas vezes por ano e o diploma emitido logo após a divulgação do resultado. Mas atenção: para conseguir o diploma, o candidato deve alcançar uma pontuação mínima.

Se a nota mínima exigida não for atingida em alguma disciplina, o candidato poderá realizar a prova na próxima edição do Encceja. Isso mesmo, você fará apenas as provas das matérias pendentes e após ter todas as pontuações necessárias, poderá retirar seu diploma.

Veja agora as principais dicas para ir bem no Encceja 2019!

Dicas para ir bem no Encceja 2019

Vai fazer o Encceja e quer estar preparado para o dia da prova? Então veja as nossas principais dicas para você:

1. Fique atento aos conteúdos da prova

Fique por dentro de tudo que vai cair na prova. No edital do Encceja, você encontra todos os tópicos cobrados de cada disciplina. Com base nessa informação, fica mais fácil se preparar e focar naquilo que você tem mais dificuldade.

2. Estude todos os dias

Estude pelo menos 30 minutos por dia. Esta estratégia faz com que seu cérebro se acostume com uma rotina de estudos, garantindo-lhe mais foco e atenção ao que interessa.

Crie um cronograma com as disciplinas que irá estudar e os assuntos, assim você não se perderá em meio aos conteúdos cobrados ou ao tempo disponível até a prova.

3. Use a internet para estudar

Muitos professores gravam videoaulas e compartilham arquivos com conteúdos e técnicas para a prova do Encceja, então que tal aproveitar esses materiais?

O tempo que você gasta nas redes sociais pode ser usado para adquirir conhecimento e se preparar para o Encceja!

4. Descanse antes da prova

O erro mais comum entre pessoas que se preparam para realizar uma prova é estudar apenas horas antes do exame. Lembre-se que o edital traz todas as informações que você precisa sobre dia e horário.

Planeje-se, organize seu estudo e lembre-se de dormir bem. O estresse e o desgaste físico e mental podem te atrapalhar muito no dia da prova.

Aliás, que tal deixar o dia anterior ao exame livre? Relaxe, contemple a Natureza, encontre os amigos e descanse. Sabemos que o nervosismo é quase inevitável, mas quanto menor ele for, melhor será o seu desempenho na prova.

5. Fique atento aos horários!

É muito importante chegar no horário, pois só conseguirá realizar o exame quem estiver dentro da escola na hora que fecharem os portões.

Uma boa dica para não chegar atrasado é verificar a distância e o tempo que você levará da sua casa até a escola onde fará o exame. Faça esse percurso antes do dia da prova.

Dica: tente fazer o percurso no horário de pico e com o transporte que utilizará no dia da prova. Dessa forma, você saberá quanto tempo vai precisar para chegar até a escola e as chances de perder a prova diminuirão muito.

O horário do Encceja 2019 ainda não foi divulgado, então fique atento às novas publicações do INEP, pois em breve eles devem informar os horários.

Faculdades para cursar após o Encceja 2019

Se você quer ter um futuro mais sólido, o ensino superior é uma ótima opção.

Com o seu diploma do Encceja é possível realizar uma faculdade e conseguir um melhor emprego, o que poderá lhe garantir um melhor salário.

Para te ajudar a planejar seu futuro, trouxemos algumas opções de boas faculdades. Todas elas são reconhecidas pelo MEC e dispõem de bolsas e financiamentos próprios, sem nenhuma burocracia. Confira:

Veja mais:

Conheça as melhores faculdades do Brasil de acordo com o MEC

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

Quer fazer faculdade após o Encceja 2019? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente