Veja tudo que você precisa saber sobre a prova do Enem 2018

Enem — Escrito por

180 perguntas de múltipla escolha e uma redação com cerca de 30 linhas: esse é o desafio de quem vai prestar o Enem 2018. São 45 perguntas de cada tema. O conteúdo das provas engloba os três anos do ensino médio.

A redação é uma das chaves para um bom exame e requer muita concentração: você terá que analisar, argumentar e defender um ponto de vista sobre um assunto de destaque nacional.

O período de inscrições é de 7 a 18 de maio e as provas só acontecem meses depois, nos dias 4 e 11 de novembro.

Confira agora mesmo como serão as provas do Enem 2018, o que cai em cada dia e como funciona a redação. Veja ainda tudo o que você pode fazer com as suas notas!

 

Primeiro dia de prova do Enem 2018

No primeiro dia, 4 de novembro, caem os seguintes temas:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Essa prova envolve as matérias de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

As perguntas vêm com um texto prévio, para que o aluno leia antes de escolher a alternativa correta. Por isso, a prova de Linguagens e Códigos vai exigir visão crítica e grande capacidade de interpretação.

Os textos que servem de base para as questões são variados. Podem ser, por exemplo, trechos de matérias de jornais e revistas, notícias de sites, fragmentos de livros, poemas, letras de música, anúncios publicitários e até imagens.

No Enem de 2017, houve perguntas baseadas em textos da Folha de São Paulo, da Veja, da Época, poemas de Paulo Leminski e Fernando Pessoa, textos de Clarice Lispector, letras de músicas de Chico Buarque e Racionais MC’s e trechos de sites especializados em esportes e cinema, por exemplo.

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Aqui, as perguntas são de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Todas também trazem textos prévios, que podem ser trechos de livros, imagens (fotos antigas, por exemplo), tabelas, gráficos e mapas.

A prova exige do participante capacidade analítica e crítica. Para poder responder às questões, não bastará saber dados de memória: você tem que ler bem a questão, entender, analisar e escolher a alternativa correta.

 

Redação

O Enem solicita um texto argumentativo-dissertativo de no máximo 30 linhas. O tema geralmente tem a ver com questões de relevância na sociedade brasileira e pode ter desdobramentos em aspectos políticos, econômicos, educacionais, etc. Fique ligado na imprensa e nos grandes debates nacionais.

Outra dica é praticar o modelo solicitado, escrevendo várias redações e assistindo a correções e comentários de professores. Para treinar, você pode pegar temas de simulados, vestibulares e provas do Enem de anos recentes.

Em 2015, por exemplo, o Enem pediu que os candidatos escrevessem sobre a violência contra a mulher. Em 2016, o tema foi a intolerância religiosa. Em 2017, o assunto teve a ver com inclusão, especificamente os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

Redobre a atenção nos pontos que podem zerar o seu texto. Alguns exemplos: fugir do tema proposto, escrever palavrões ou ideias ofensivas e apresentar um texto com menos de sete linhas.

 

Segundo dia de prova do Enem 2018

No segundo dia, 11 de novembro, as provas são de:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

As matérias solicitadas nesta parte da prova são Química, Física e Biologia. As questões normalmente envolvem problemas ligados à vida prática, simulando situações em ambientes como o industrial e o doméstico. São comuns também questões relacionadas às novas tecnologias.

Um exemplo de pergunta extraída do cotidiano trata da mudança da cor da chama do fogão – de azul para amarela – quando a água do cozimento do arroz se derrama. A questão é sobre as substâncias contidas na água e os motivos da alteração de cor da chama. Essa caiu no Enem de 2017.

 

Matemática e suas Tecnologias

Aqui, o conteúdo das 45 perguntas envolve só a Matemática. Observa-se também a conexão dos problemas com o cotidiano, em questões que envolvem a economia do país, o planejamento financeiro doméstico e até mesmo o universo dos videogames.

Os problemas são propostos a partir de gráficos, fórmulas e matérias de jornal. Em 2017, por exemplo, uma questão pedia ao candidato que calculasse a altura necessária de um viaduto para que um caminhão não ficasse entalado. Como introdução, foi apresentada a notícia de um acidente semelhante ocorrido na cidade de São Paulo.

 

O que posso fazer com a minha pontuação do Enem 2018?

Com um bom desempenho no Enem, você pode conquistar muitos benefícios no mundo acadêmico. Veja:

 

Enem 2018 para o FIES

Se você conseguir pelo menos 450 pontos na média geral das provas e não zerar na redação, poderá concorrer ao FIES. É preciso se encaixar nos requisitos de renda familiar.

O FIES concede financiamento das mensalidades e só começa a cobrar a dívida depois da formatura, com juros baixos e um prazo estendido.

 

Enem 2018 para o ProUni

A pontuação mínima exigida para concorrer ao ProUni é a mesma do FIES: 450 pontos na média geral e mais do que zero na redação. Aqui, também entram os critérios de renda.

O ProUni distribui bolsas de estudo parciais e integrais para cursos superiores presenciais e a distância em todo o país.

 

Enem 2018 para vaga em faculdade

Uma boa pontuação no Enem pode garantir vaga no curso dos seus sonhos sem ter que prestar vestibular. Muitas faculdades de todo o país adotam esse sistema de seleção de alunos.

A pontuação exigida varia de acordo com a faculdade, a procura pelo curso e o número de vagas oferecidas.

 

Algumas faculdades que aceitam as notas do Enem

Por todo o país, há centenas de faculdades que aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos. Selecionamos para você alguns exemplos. Todas elas trabalham com o FIES e o ProUni (além de programas privados de benefícios) e estão credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira:

 

Veja também:

Saiba quais são os possíveis temas de redação no Enem 2018

Já está pronto para as provas do Enem 2018? Conte aqui para a gente como você está se preparando!

Comente