As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão aplicadas hoje (4) para os detentos e menores que cumprem medidas socioeducativas. Assim como ocorreu no mês passado, as provas serão aplicadas em dois dias. Hoje, o exame será de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já amanhã os candidatos deverão responder as questões de Linguagens, Matemática e suas Tecnologias e elaborar a Redação.

Número de Inscritos

Este é o ano em que mais tiveram inscritos no ENEM. O crescimento do número de detentos inscritos subiu em 60% . Foram no total 23 mil inscritos em todo o Brasil.

Uma das principais motivações para esse aumento de inscritos foi a possibilidade de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Os detentos que já possuem esse certificado podem, com o resultado do ENEM, pleitear vagas em Faculdades particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Universidades Públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Outros Participantes

Não serão só os presidiários e menores que cumprem medidas socioeducativas que vão participar da realizada dos ENEM hoje e amanhã. Além deles, os candidatos que não puderam participar  nos dias 3 e 4 de novembro e entraram com recurso no Instituto Nacional de Estudos de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foram aceitos também realizarão o exame. Não foram todos os candidatos que tiveram justificativas aceitas. Uma justificativa que foi aceita pelo Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, foi da aluna Pâmela que deu a luz minutos antes de começar a segunda prova do exame, no dia 4 de novembro.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]