Fonte: O Tempo

Provas do Enem tiveram temas da atualidade Aline LouiseAline Louise Especial para O Tempo O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) transcorreu com tranquilidade ontem em todo o país. Em Minas, 495.249 estudantes se inscreveram.

No Brasil foram mais de 4 milhões de inscritos, número recorde. Os testes foram compostos por 63 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, que abordaram assuntos como a Lei Seca. A redação teve como tema a Floresta Amazônica.

Esta, aliás, foi a parte mais complicada na opinião de Roberta Cecília, 17. “O exame foi tranqüilo, achei mais difícil a redação”. A aprovação no Enem pode ser a chave para porta de entrada na universidade.

É através do resultado do Enem que são selecionados os candidatos habilitados ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudo (parciais e integrais) em instituições privadas de ensino superior, respeitando ainda critérios sócio-econômicos.

E os alunos sabem bem disto. Leny Aparecida da Silva, 41, conta que estudou em casa desde o início do ano para fazer o Enem.

“Estou afastada da escola há cerca de 24 anos, quando concluí o segundo grau. Trabalho como autônoma e agora quero algo mais estável, por isso estou correndo atrás de uma bolsa pra cursar psicologia numa faculdade.”

Na capital as provas foram realizadas na Newton Paiva, Fumec, PUC Coração Eucarístico e São Gabriel e nas unidades Nova Floresta e Diamantina do UNI/BH. O gabarito oficial está disponível no site www.inep.gov.br.