Neste próximo final de semana será realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No total, foram 7.173.574 milhões de candidatos inscritos. O Ministério da Educação afirma que foi montado um robusto esquema de logística para o transporte e aplicação das provas em 1.161 municípios.

Para realização do exame, serão reservadas quase 15 mil salas de aula e sendo necessário mais de 600 mil profissionais para auxiliar no dia das provas. Foi necessário cerca de 63 mil malotes de provas para atender a toda demanda, estes que são rastreados pelo sistema de cadeado eletrônico com GPS para garantir a total segurança das provas durante o transporte.

Ainda dá tempo de conferir o local da prova, acessando o site do ENEM!

De acordo com os dados do questionário socioeconômico, do total de inscritos, cerca de 4.052.038 já concluíram o ensino médio e estão na faixa etária de 21 a 30 anos. As mulheres representam cerca de 58,5% do total de inscritos. Todos os candidatos inscritos podem concorrer a uma vaga no ensino superior em uma das 21 universidade federais, 4 estaduais e 29 institutos federais que adotam o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Do total, cerca de 70% dos candidatos já foram isentos da taxa de inscrição. Esta isenção só é válida para os candidatos que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou que possuam uma renda mensal per capita inferior a um salário-mínimo e meio.

Este ano, foram impressas um total de 442 provas em braile para candidatos com necessidades visuais. Outro grupo com 1.647 pessoas terão suas provas com as letras ampliadas e 5.849 receberão a prova com a letra “super ampliada”. Os candidatos autistas e os que possuem dislexia, terão o apoio de leitores e transcritores. Profissionais interpretes de libras também estarão presentes para auxiliar alguns estudantes. Cerca de 29 mil candidatos necessitam de atenção e requerem salas com mais facilidade de acesso.

Após a prova acesse o Gabarito Enem. As provas serão corrigidas pela equipe do Mundo Vestibular e o gabarito publicado no site.