Saiba como fazer a inscrição para a prova do Encceja
A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto, o Encceja, acontece anualmente. Veja como se inscrever para a prova do ano que vem.
O exame acontece anualmente, em geral no começo do segundo semestre. Em 2018, a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto, mais conhecido como Encceja, avaliou 1.695.607 pessoas. Esse foi um número recorde para o Exame, e agora já estamos ansiosos para 2019!
A prova de 2018 foi aplicada em 592 municípios, 28 a mais que em 2017. Os locais de realização do Exame estão distribuídos por todo o território brasileiro.
Para o participante, o Exame é um oportunidade de atestar sua conclusão dos ciclos de ensino fundamental e médio. Este ano, 356.326 das provas realizadas foram para o ensino fundamental e 1.339.281, para atestado do ensino médio.
Como pré-requisito para participação há somente a idade. Para obter a certificação do ensino médio, não é obrigatória a conclusão do ensino fundamental, mas é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data do Exame.
Para obter a certificação do ensino fundamental, por sua vez, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova.
Como funciona a prova do Encceja
Na Exame são avaliadas competências, habilidades e saberes adquiridos pelo participante ao longo de todo o seu processo escolar, assim como em outros ambientes, como família, trabalho, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, bem como nas manifestações culturais, por exemplo.
O Encceja é composto por quatro provas diferentes, divididas em áreas temáticas.
Para o ensino fundamental, as provas estão divididas em:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação
- Matemática
- Historia e Geografia
- Ciências Naturais
Para o ensino médio, as provas são:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação
- Matemática e suas tecnologias
- Ciências Humanas e suas tecnologias
- Ciências da Natureza e suas tecnologias
Como fazer sua inscrição no Encceja
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é uma prova anual cuja inscrição é 100% gratuita. A inscrição pode ser feita pelo link do Encceja Nacional, no portal do Inep.
A prova deste ano aconteceu no dia 5 de agosto, contudo, em 2019 acontecerá outro Exame, para o qual o estudante já pode começar a se preparar!
No ato da inscrição, pelo site, o participante deve informar os seguintes dados:
- Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos,
- Se é necessário algum atendimento especializado e/ou específico,
- O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (ensino fundamental ou ensino médio),
- As provas que você deseja ter a certificação (caso já tenha uma declaração de proficiência de alguma área),
- A Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para o qual vai pedir o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.
Além de informar esses dados, ao final da inscrição também é preciso preencher um questionário socioeconômico.
Para fazer a inscrição no Encceja, o participante deverá informar o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e caso tenha idade inferior a 15 anos e, por isso, ainda não possua um CPF próprio, o número do Documento de Identidade (RG).
Cuidados no ato da inscrição
Antes de considerar o seu cadastro feito, preste atenção a alguns detalhes importantes, que podem passar batido: em primeiro lugar, verifique se a inscrição foi realmente finalizada e confira as informações preenchidas.
Então, lembre-se de anotar o número de inscrição que o sistema vai fornecer e de imprimir o comprovante gerado.
O número de inscrição e a senha de cadastro são informações muito importantes, pois com eles o participante poderá consultar e imprimir o cartão de confirmação da inscrição. Além disso, após a realização do Exame, o inscrito precisará desses dados para ter acesso ao seu resultado individual pela internet.
E atenção: por meio do Cartão de Confirmação da Inscrição o participante também poderá acessar informações relativas à data, horário e local de realização das provas.
Vale lembrar que é de inteira responsabilidade do participante a consulta prévia do local da prova. Então anote tudo e preste bastante atenção!
O Inep ainda sugere que todos levem o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação do Exame, embora não seja obrigatório.
Se inscreveu em 2018 e não fez a prova. E agora?
Caso você tenha feito a sua inscrição na prova deste ano, mas por algum motivo não tenha comparecido, calma! É possível fazer a prova em 2019.
Para isso, é preciso que você justifique a sua ausência no sistema de inscrição de 2019.
Se você não justificar a sua ausência no Exame de 2018, precisará pagar uma taxa cujo valor será divulgado apenas no edital de 2019.
Prepare-se para cursar uma boa faculdade
Concluída a etapa de certificação do ensino médio, é hora de pensar em um curso do ensino superior! Atualmente, existem diversas opções de cursos de qualidade e acessíveis a todos os bolsos.
Confira algumas opções:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Veja também:
Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC
É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?
Agora que você já sabe como fazer o Encceja, que tal deixar um comentário sobre o que achou da prova e como se saiu?