Se você se inscreveu para fazer a prova do Encceja 2020 é porque está buscando ter o seu diploma de Ensino Fundamental ou Médio, certo?

A sua decisão de se desafiar e correr atrás desse objetivo mostra que o primeiro passo já foi dado. Agora, resta se organizar para chegar no horário no dia da prova e colocar a cabeça para pensar no momento de fazer as questões e a redação.

O Encceja 2020 é uma prova longa, com 120 questões e uma redação. Tudo é realizado em apenas um dia de aplicação dividido em dois turnos. Por isso, é importante estar atento aos detalhes para se preparar para esta longa maratona de questões.

Neste texto, você terá informações sobre como saber onde você fará a prova, sobre como ela é organizada e até mesmo quanto você precisa tirar para passar na avaliação.

Como consultar o local de prova do Encceja?

Saber onde você fará sua prova é muito simples e pode ser feito com alguns cliques. Você precisará apenas acessar o seu cartão de confirmação, onde estará registrado o seu nome, o número da sua inscrição, a data, horário e local de prova, dentre outras informações.

Se você fez uma inscrição requisitando Atendimento Especializado ou tratamento pelo nome social, estas informações também estarão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição.

O Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) que é responsável pela aplicação da prova, orienta que o cartão de confirmação seja levado no dia da prova. Levar esse papel não é obrigatório, mas isso te ajudará a encontrar sua sala com mais facilidade no dia do exame.

O MEC recebeu mais de 1,6 milhão de inscrições para a edição 2020 do Encceja. Portanto, é possível que haja vários locais de prova e salas para a realização da prova no seu município. 

É por isso que fica mais fácil ter o cartão de inscrição com você na hora de encontrar o local exato onde você vai fazer o exame.

Para acessar o cartão de confirmação, basta seguir o passo a passo que deixamos abaixo:

  • Acesse a Página do Participante do site do Encceja.
  • Clique em: “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”
  • Forneça seu número de CPF
  • Insira sua senha do portal “gov.br”

Após as confirmações de dados, o sistema irá disponibilizar todas as informações e você pode salvar a página para impressão, ou pode anotá-las por conta própria.

Como é a prova do Encceja?

Vamos relembrar como é organizada e dividida a prova do Encceja 2020?

Primeiro, é preciso lembrar que as provas são aplicadas em um único dia. O exame seria no primeiro semestre, mas foi adiado devido aos crescentes casos de coronavírus e preocupação com os índices de contaminação. Mas, agora, a prova está 100% confirmada para o dia 29 de agosto de 2021.

Por isso, prepare-se para fazer a primeira parte da prova durante a manhã (das 9h às 13h) e a segunda no período da tarde (15h30 às 20h30).

Os portões abrem uma hora antes do início do exame e são fechados quinze minutos antes. Os horários aqui apresentados são o de Brasília (DF). Portanto, se você mora em um estado com fuso horário diferente ao da capital brasileira, atente-se a esse detalhe para não perder a hora.

Jovem se prepara para o local de prova do Encceja 2020 - Enem Virtual

Se você mora distante do local do exame, confira como são as linhas de ônibus neste dia. Como é um domingo, pode ser que haja menos disponibilidade de transporte público. 

Já se você vai a pé, de carro, moto ou carona, é bom conferir em um aplicativo de mapas quanto tempo demora para chegar no local.

É importante que você se organize para levar um lanche caso fique com fome durante a prova. Além disso, entre uma prova e outra você terá um intervalo para o almoço, planeje como será seu almoço: veja se dará tempo de ir e voltar em casa, se é melhor levar uma comida ou mesmo separar um dinheiro para comer fora.

Como são divididas as provas do Encceja 2020?

Vamos relembrar como é a divisão das provas? Primeiro, vamos conferir a divisão do Ensino Fundamental. 

  • A prova terá 4 cadernos de provas com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 redação.
  • Manhã – Prova I: Ciências Naturais; e Prova II: Matemática.
  • Tarde – Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Redação; e Prova IV: História e Geografia.

Agora, a divisão do Ensino Médio.

  • A prova terá 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 redação.
  • Manhã – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Prova II: Matemática e suas Tecnologias.
  • Tarde – Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e redação; e Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias  (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Um lembrete importante é que o Encceja não é um vestibular. Ele foi criado em 2002 para medir o conhecimento dos estudantes e ser uma forma de certificar que eles possuem o conhecimento necessário e equivalente para serem considerados concluintes do Ensino Fundamental e Médio.

Depois de obter seu certificado via Encceja 2020, você poderá se inscrever na próxima edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tentar uma vaga em faculdades públicas (via Sisu) ou particulares (via Prouni, Fies e ingresso direto).

Leia também: Descubra que nota você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa 

Ainda dá tempo de dar uma reforçada nos seus estudos! Você sabia que o Ministério da Educação liberou um material gratuito para você revisar os conteúdos que vão cair na prova. 

Confira como acessar as apostilas na reportagem a seguir:

Quanto é preciso tirar para passar na prova do Encceja?

Para conseguir o certificado de Ensino Fundamental ou Médio, você precisará alcançar as seguintes notas:

  • Mínimo de 100 pontos nas áreas do conhecimento (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos).
  • Mínimo de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Não é possível calcular essa nota apenas com o número de questões corretas do gabarito. A média é calculada por um sistema próprio feito pelo MEC, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O gabarito será divulgado no dia 1º de setembro de 2021. O Ministério da Educação ainda não divulgou quando serão liberados os boletins com as notas.

Atenção: se você não alcançar a nota suficiente em todas as áreas do conhecimento, receberá o certificado parcial das provas em que você passou e, assim, no próximo ano, poderá fazer apenas as provas em que não obteve a pontuação mínima.

É obrigatório ir no dia da prova do Encceja?

A partir do ano de 2018, o Inep estabeleceu a seguinte regra: “Os candidatos que não comparecerem no dia da aplicação da prova e não justificarem sua ausência no sistema online Encceja, deverão pagar uma taxa quando forem fazer a inscrição novamente.”

Para os faltosos na edição 2019 que se inscreveram para a prova de 2020, o Inep cobrou uma taxa no valor de R$40.

Sendo assim, você não é obrigado a ir no dia da prova, mas, caso você falte, não poderá fazer a inscrição gratuita no ano seguinte. Por isso, vale a pena o esforço para comparecer no dia da prova.

Caso você fique doente ou outro imprevisto aconteça, não perca o prazo do Encceja 2021 para justificar sua ausência e mantenha o benefício da gratuidade.

O que é obrigatório levar no Encceja?

Para participar da prova do Encceja 2020, os inscritos devem obedecer algumas regras previstas no edital do Ministério da Educação. Neste ano, serão obrigatórios os seguintes itens:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • Documento de identificação original e válido, como o RG.
  • Máscaras de proteção à Covid-19.

Evite levar qualquer dispositivo eletrônico, como celulares e relógios. Se levar, eles devem ser desligados e lacrados no envelope que será fornecido pela organização, sob pena de exclusão do Exame em caso de descumprimento das normas. 

Também é proibido portar durante a prova qualquer material impresso ou escrito à mão.  Não será permitida a permanência na sala de participantes com bonés, chapéus e óculos escuros.

A organização do Encceja 2020 recomenda que todos levem o próprio álcool em gel para higienização pessoal, o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame.

Como entrar para faculdade depois de fazer Encceja?

Assim que você obtiver o certificado de Ensino Médio pelo Encceja, você poderá se inscrever no vestibular para um curso superior. Este vestibular pode ser o Enem ou um feito diretamente com a faculdade.

Algumas instituições de ensino oferecem a opção de vestibular gratuito e agendado. Em alguns casos, a prova é feita digitalmente direto de casa.

Mas antes de pensar nos vestibulares, é importante saber o curso ou ao menos ter uma ideia da área em que você gostaria de trabalhar. Após essa escolha, busque uma faculdade conceituada e comprometida para tentar um vestibular e começar sua faculdade.

Listamos aqui algumas universidades particulares que, além de serem credenciadas e autorizadas pelo MEC, oferecem tanto o ensino presencial quanto a distância, além de terem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento, como bolsas de estudo, financiamento, descontos e outros:

Veja também:
Guia das profissões
Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe tudo sobre o Encceja, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui embaixo!