Quais são os critérios de desempate para o Sisutec?

Sisutec — Escrito por

Os candidatos do SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) são selecionados de acordo com a nota obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano equivalente à concorrência no sistema. A classificação ocorre conforme o número de vagas disponibilizados em cada curso, por modalidade de concorrência.

É importante lembrar que em 2012 foi instituída a Lei de Cotas, que abrange o Sistema. A iniciativa do Governo Federal garante a reserva de, no mínimo, 50% das vagas, por curso e turno, nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nas escolas técnicas vinculadas às universidades federais, aos estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas – ou como bolsista integral .

Com relação à classificação geral, no caso de notas idênticas, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com base em algumas regras. Selecionamos esta ordem de critérios de desempate no Sisutec para que você esteja atento!

1º critério: maior nota obtida na redação do Enem

O primeiro critério levado em consideração para o desempate no Sisutec está relacionado à nota obtida na prova de redação do Enem. Por isso, se o seu objetivo consiste em garantir a sua vaga no Sisutec, esteja atento ao desenvolvimento de sua redação. Além dos conhecimentos gramaticais e ortográficos, uma boa interpretação do tema proposto e argumentos bem fundamentados serão decisivos para obter uma nota que o classificará nesse critério.

2o. critério: maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias

Com 45 questões objetivas, a prova traz ampla exigência de conhecimentos relativos a conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Nessa prova são avaliadas as capacidades de concentração e interpretação do candidato, além do conhecimento dos conteúdos descritos. Por isso, prepare-se bem para a realização dessas provas. Recorrer aos cadernos do Exame em anos anteriores é uma excelente dica para ter conhecimento sobre o critério das questões.

3o. critério: maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias

Essa prova exige dos candidatos conhecimentos numéricos e geométricos para resolver diversas operações. Além disso, são cobradas questões relativas aos conhecimentos em estatística e probabilidade, além de conhecimentos algébricos. Para esta bem preparado, além de avaliar as provas de anos anteriores, foque seus estudos na resolução de questões para uma melhor compreensão das matérias abordadas.

4o critério: maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O conteúdo dessa prova engloba as matérias de Física, Química e Biologia. São abordadas questões relativas aos conhecimentos básicos e fundamentais dessa matéria. Para quem está afastado do colégio a algum tempo, vale investir em um cursinho preparatório.

5o critério: maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Para finalizar, o 5o. e último critério de desempate é o resultado da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Neste caso, o candidato precisa se sair bem nas provas que abordam matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, todas elas englobando questões da atualidade. Por isso, além do conteúdo específico para estudo, a dica aqui é se atentar aos acontecimento em todo o mundo e quais os impactos deles relacionados às matérias dessa área.

Caso o candidato não tenha sido selecionado na primeira ou segunda chamada, é possível ainda se inscrever online, diretamente no site do SISUTEC, para as vagas remanescentes. Fique de olho nas datas, prepare-se e garanta a vaga que pode mudar o seu futuro!

E aí, ficou alguma dúvida sobre os critérios de desempate para o SISUTEC? Aproveite os comentários abaixo para par

Tags: , ,

Comente