Fique por dentro do prazo de inscrição do Encceja 2020 e saiba como obter uma bolsa de estudos com a sua nota!

Você é um dos milhares de brasileiros voltando aos estudos para encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho? O Encceja te ajuda a acelerar esse processo. 

Se você não terminou o ensino básico na idade adequada, participar do Encceja é a escolha certa para obter a certificação do ensino fundamental ou médio rapidamente e sem pagar nenhum boleto.

Portanto, você não pode perder o período de inscrições deste exame! Veja qual é a data de inscrição do Encceja 2020, confira o cronograma do exame, descubra quem pode participar, o que fazer com a sua nota e como obter uma bolsa de estudos para entrar na faculdade.

Qual é a data de inscrição do Encceja 2020

O período de inscrição do Encceja acontece em maio, geralmente na segunda quinzena do mês — entre os dias 18 e 30.

Para você não perder prazos, veja em quais meses acontecem as principais etapas do Encceja:

  • Publicação do edital: MAIO
  • Período de inscrições: MAIO 
  • Pedido de atendimento por nome social: JUNHO
  • Pedido de atendimento especializado: JUNHO
  • Liberação do cartão de confirmação: AGOSTO
  • Aplicação das provas: AGOSTO
  • Publicação dos gabaritos: 10º dia útil após as provas
  • Liberação dos resultados: NOVEMBRO e DEZEMBRO

Quem pode fazer a inscrição do Encceja 2020

Podem se inscrever no Encceja 2020 brasileiros que não terminaram o ensino fundamental e/ou o ensino médio na idade apropriada. 

Por essa razão, há uma idade mínima para fazer o exame: 

  • Encceja Ensino Fundamental: ter no mínimo 15 (quinze) anos completos no dia de aplicação das provas.
  • Encceja Ensino Médio: ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos no dia de aplicação das provas.

Quem não foi aprovado de primeira no Encceja de 2019, pode se inscrever para fazer as avaliações restantes para obter o certificado.

Onde e como se inscrever no Encceja 2020

A inscrição do Encceja 2020 é gratuita e acontece online no site oficial do exame (enccejanacional.inep.gov.br/encceja). 

Acesse o portal do Encceja, clique em “Página do Participante”, digite seu CPF, informe sua data de nascimento, resolva o desafio da imagem e clique em “enviar”.

Desse momento em diante, não tem segredo. Basta cadastrar todos os dados solicitados pelo sistema do Encceja 2020:

  • Dados pessoais (nome do pai, estado, cidade de nascimento e endereço residencial).
  • Atendimento especializado (caso tenha algum problema de saúde ou necessidade especial, informe o tipo de atendimento que precisará para conseguir fazer o Encceja). 
  • Tipo de prova que fará (ensino fundamental ou ensino médio).
  • Estado e cidade onde pretende fazer as provas do Encceja 2020.
  • O estado e a instituição onde deseja solicitar sua certificação do Encceja, após ser aprovado.
  • Questionário socioeconômico (para responder honestamente).
  • Dados para contato (telefone, celular e e-mail).

Inscreva-se com atenção, sempre revisando os dados informados. Ao final desse processo, é possível imprimir a sua ficha. 

O que fazer com a nota do Encceja 2020

Foi aprovado no Encceja do ensino fundamental? Não pare por aqui! Continue os estudos e faça a prova do Encceja do ensino médio. 

Passou direto no Encceja do ensino médio? Continue a jornada de estudos! Inicie um bacharelado, uma licenciatura ou um curso tecnológico em uma faculdade. 

Com um diploma de nível superior, você tem acesso a melhores oportunidades de trabalho. Segundo o IBGE, um profissional graduado ganha até quatro vezes mais do que um trabalhador com diploma do ensino médio.

Veja os caminhos que levam ao ensino superior após o Encceja:

Opção 1: fazer o Enem e se inscrever no Sisu para disputar uma vaga numa graduação presencial de uma faculdade pública municipal, estadual ou federal. 

Opção 2: fazer o Enem e usar nota para ingressar direto em um curso presencial ou EAD de uma faculdade privada. As instituições abaixo permitem usar a nota do Enem e disponibilizam bolsas de estudos de até 100% em diversos cursos presenciais e EAD:

Opção 3: aproveitar a nota do Encceja 2020 para ingressar em um bacharelado, uma licenciatura ou um curso tecnológico presencial ou EAD, recebendo bolsa de estudos em faculdade privada.

Algumas faculdades particulares concedem bolsas especiais aos aprovados no Encceja — com descontos de até 63%, válidas até o fim do curso. Confira essa condição especial nas faculdades abaixo:

Não se esqueça: para entrar na faculdade, você precisará da certificação do ensino médio. Portanto, a primeira atividade que deve fazer após ser aprovado é solicitar sua certificação no seu estado/cidade. 

Veja também:

Descubra onde achar o material de estudos para o Encceja

Pronto! Agora você sabe qual é a data de inscrição do Encceja 2020. Conte para a gente: o que está acontecendo na sua vida que te fez decidir participar do Encceja e conquistar seu diploma do ensino fundamental ou do ensino médio? Deixe seu comentário!