Saiba qual a nota mínima para passar no Enem 2019

Enem — Escrito por

Veja a nota mínima que é preciso tirar no Enem 2019 para conseguir entrar na faculdade.

Saber qual a nota mínima necessária para passar no Enem 2019 é uma dúvida comum entre os participantes. 

Como o Exame Nacional do Ensino Médio vem se tornando um dos principais meios de ingressar em faculdades públicas e particulares no Brasil, quem fez a prova acaba ficando em dúvida se teve um desempenho suficiente para conquistar a sonhada vaga.

Veja a seguir qual a nota mínima do Enem 2019 para passar em processos seletivos como Sisu, ProUni, Fies e ingresso direto em faculdades privadas.

Nota mínima para passar no Enem 2019

Na verdade, não é correto falar em “passar no Enem”, porque o Enem em si não é um processo seletivo, e sim um mecanismo de avaliação da qualidade do Ensino Médio em nosso país.

Porém, a nota do Enem pode ser usada em diferentes processos de acesso a faculdades públicas e privadas, como adiantamos.

Portanto, para conseguir uma vaga na universidade com a nota do exame, é preciso se inscrever em programas como Sisu, ProUni e Fies ou em faculdades privadas que aceitam o resultado do Enem para ingresso direto, sobre o qual falaremos adiante.

A nota mínima do Enem para passar em uma faculdade varia conforme o processo seletivo e o curso escolhido, como mostraremos a seguir.

Nota mínima do Enem 2019 para passar no Sisu

O Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico coordenado pelo Ministério da Educação, pelo qual universidades públicas selecionam candidatos para seus cursos por meio da nota do Enem.

Quem fez o Enem 2019 poderá se inscrever no Sisu 2020, desde que tenha tirado nota acima de zero na redação. 

Porém, a nota mínima do Enem para conseguir entrar na faculdade pelo Sisu pode variar de 560 a 850 pontos, dependendo do curso e instituição.

As inscrições para o Sisu 2020 são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do programa. O cronograma de 2020 ainda não foi divulgado, mas geralmente há duas edições do Sisu ao ano, uma em janeiro e outra em junho.

Nota mínima do Enem para passar no ProUni

O ProUni é uma programa do governo que oferece bolsas de estudo de 100% e 50% em instituições privadas, utilizando a nota do Enem como critério de seleção dos candidatos.

A nota mínima do Enem para conseguir uma bolsa pelo Sisu costuma variar entre 450 e 770, dependendo do curso e faculdade, já que a concorrência é menor do que no Sisu.

A nota do Enem 2019 poderá ser usada para tentar uma bolsa pelo ProUni em 2020, porém, é preciso atender a alguns requisitos para se inscrever: ter obtido pontuação geral a partir de 450 e nota acima de zero na redação.

Além disso, existem ainda critérios socioeconômicos para ter direito às bolsas, incluindo limites de renda familiar per capita. O Sisu costuma ter duas edições anuais, no início de cada semestre. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do ProUni.

Nota mínima do Enem para entrar direto em faculdades particulares

A nota do Enem 2019 pode ser aproveitada para ingressar em faculdades privadas sem fazer a prova do vestibular, no chamado ingresso direto.

Nesse caso, não podemos indicar a nota mínima do Enem para passar, pois isso varia muito de acordo com a faculdade e o curso escolhido.

Mas, em geral, obtendo nota acima de zero na redação já é possível conseguir uma vaga na maior parte dos cursos, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Além disso, algumas faculdades oferecem bolsas de estudo de até 100% aos estudantes que optam pelo ingresso direto com a nota do Enem.

Como as bolsas são concedidas diretamente pela faculdade, o processo é bem simples e rápido, sem a burocracia e as exigências do ProUni.

Confira a seguir uma lista de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto e oferecem benefícios como bolsas de estudo e descontos especiais:

Veja também:

Saiba qual é a nota de corte para cada curso no Sisu 2019

Descubra quais são as notas de corte do ProUni 2019

Depois de tirar suas dúvidas sobre qual a nota mínima para conseguir passar na faculdade com a nota do Enem 2019, conte para a gente nos comentários: qual curso você quer fazer?

Comente