Qual faculdade fazer? Saiba como decidir

Carreiras — Escrito por

Se você está em busca de um diploma de graduação, saiba como decidir o melhor curso para você e conheça boas opções de faculdade.

O momento de escolher um curso superior, em geral, faz surgir muitas dúvidas e inseguranças. Como optar por um curso? Será que vou gostar do conteúdo? Determinado curso me abrirá portas no mercado de trabalho? Devo escolher uma faculdade presencial ou a distância?

Essas são algumas das perguntas que todos os alunos e futuros universitários devem se fazer antes de tomar uma decisão. A escolha de um curso superior deve envolver, assim, uma profunda pesquisa sobre as melhores opções de cursos e faculdades.

Para te ajudar nessa decisão, organizamos este post com informações sobre boas instituições de ensino onde procurar seu próximo curso de graduação.

Como escolher um curso?

Gosto pessoal ou afinidade com determinado tema não deve ser o único fator motivador de uma decisão profissional. A escolha de um curso superior deve levar em consideração fatores como oportunidades no mercado de trabalho, currículo do curso e perfil do estudante.

Algumas universidades particulares disponibilizam em seus sites testes de aptidão e afinidade. Nesses testes, após responder a um questionário, são sugeridos alguns cursos com base no perfil e interesses do futuro estudante.

Mas atenção: além de levar em consideração seu perfil e o mercado de trabalho, é importante que você opte por um curso cuja mensalidade e carga horária caibam em sua vida. Afinal, se não puder arcar com os custos ou não tiver disponibilidade para comparecer às aulas, o curso pode acabar se tornando um estorvo na sua vida.

O que é melhor: curso presencial ou a distância?

Muitos estudantes, por conta de suas rotinas de trabalho ou ausência do curso desejado em suas cidades, acabam deixando o sonho da graduação de lado. Para esses casos, os cursos a distância podem ser uma grande solução.

E, o melhor: a oferta de cursos nesse formato é cada vez maior. O estudante interessado encontra cursos a distância muito bem avaliados pelo Ministério da Educação, e nas mais variadas áreas.

Você deve estar se perguntando se o curso a distância é tão bom quanto o presencial, ou se essa modalidade serve para você. A resposta para essas duas perguntas é: sim.

Um curso presencial e sua modalidade a distância possuem a mesma grade curricular, a diferença dos dois formatos consiste na forma como o estudante assistirá as aulas.

No curso a distância, as aulas são disponibilizadas em ambiente online. Na plataforma de estudo, o aluno tem liberdade para administrar sua rotina de estudos com maior autonomia, podendo escolher o melhor horário e local para assistir às aulas, fazer os exercícios e ler os textos das disciplinas.

Além disso, os alunos de cursos na modalidade a distância têm acesso a materiais digitais e interativos, como textos e testes online para aprofundamento de conteúdo, e grupos de discussão online e canais para tirar dúvidas com professores e tutores.

Outra grande vantagem dos cursos a distância é que eles, em geral, possuem valores mais acessíveis.

Ficou interessado? Atualmente, há diversas opções de cursos a distância, nas mais variadas áreas do conhecimento e para todos os bolsos. Continue lendo e conheça boas faculdades que oferecem cursos EAD em todo território brasileiro!

Saiba como escolher uma boa faculdade

Para garantir um padrão de qualidade nos cursos disponíveis no mercado, o Ministério da Educação (MEC) conta com um sistema de avaliação de cursos de graduação. Assim, antes de iniciar suas atividades, a instituição deve solicitar ao órgão o seu credenciamento.

Uma vez credenciada, a instituição está autorizada a abrir cursos de graduação. Quando a primeira turma de determinado curso completa 50% da sua carga horária, a instituição e o curso são avaliados pelo MEC.

Nesse momento, são avaliados, além do corpo docente da faculdade e do currículo do curso, o desempenho dos alunos no Enade e os instrumentos de atendimento ao aluno oferecidos pela instituição. Com o resultado dessa avaliação, o curso recebe uma nota, a qual determinará se a faculdade pode ou não emitir diplomas válidos.

Onde encontrar a avaliação de uma faculdade

Apenas faculdades com cursos credenciados pelo MEC podem oferecer diplomas válidos no mercado de trabalho e para matrícula em cursos de mestrado e especializações. Por isso, antes de optar por uma faculdade, não se esqueça de verificar se ela foi bem avaliada pelo MEC.
Para descobrir isso é muito simples: basta acessar o site do Ministério da Educação, o e-MEC, e fazer a consulta das notas dos cursos e instituições. Veja o passo a passo:

  • Clique sobre o seu estado no mapa interativo,
  • Selecione o curso e/ou município,
  • Na lista de instituições indicadas no quadro inferior, selecione aquela de seu interesse,
  • Uma nova página será aberta com as informações sobre essa instituição e seus cursos.

Se a situação da instituição aparecer como “ativa”, significa que ela foi aprovada pelo MEC. Para uma instituição ser aprovada pelo MEC deve receber uma nota igual ou superior a 3 (três).

Opções de boas faculdades reconhecidas pelo MEC

A pouca oferta de vagas nas instituições públicas abriu portas para que faculdades privadas pudessem crescer e suprir essa lacuna no mercado. Atualmente, há no país mais de 2 mil instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC, a maioria delas faculdades privadas.

A seguir, para te ajudar na pesquisa de seu curso superior, selecionamos algumas instituições privadas muito bem avaliadas pelo MEC. Elas oferecem cursos em diferentes áreas, disponíveis em diferentes modalidades e espalhados por todo o país.

Veja as sugestões:

Agora que você já sabe as principais dicas para não errar na escolha do seu curso superior, faça sua pesquisa e reflita sobre suas possibilidades!

Leia também:
Conheça os diversos tipos de cursos a distância

Decisão tomada? Conta pra gente nos comentários qual curso e instituição você escolheu e o que motivou a sua escolha!

Comente