Descubra quando serão abertas as inscrições para o ProUni 2020

Prouni — Escrito por

Não perca os prazos de inscrição do ProUni 2020. Garanta sua bolsa e comece a estudar já!

Ano após ano, milhões de jovens de todo o Brasil aguardam ansiosamente a abertura das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). E em 2020 não seria diferente!

Não é para menos, são mais de 40 mil bolsas de estudo parciais e integrais destinadas a candidatos que não teriam condições de fazer um curso superior de qualidade e pagar as mensalidades em faculdades privadas. 

As vagas são oferecidas por faculdades de todo o Brasil e divulgadas durante o período de seleção do programa.

Por isso, você que é estudante e já realizou a última edição do Enem, não perca os prazos e esteja antenado! Prepare-se para começar a estudar na faculdade de seus sonhos!

Vamos descobrir então quando serão abertas as inscrições para o ProUni 2020? 

Mas antes disso é preciso conhecer o programa e saber quem pode se candidatar às vagas. Leia todo o artigo com atenção e boa sorte!

Quais os critérios para as inscrições no ProUni 2020?

O ProUni é um programa do governo federal que subsidia bolsas de estudos em faculdades privadas, para alunos de baixa renda.

Os candidatos contemplados não pagam as mensalidades, ou pagam apenas metade — caso receba uma bolsa parcial.

Porém, existem alguns requisitos para que você possa se candidatar e fazer sua inscrição no ProUni 2020. Veja se você pode se candidatar, respondendo às seguintes questões:

  • Não tem nenhum diploma de nível superior?
  • Realizou a última prova do Enem?
  • Cursou o ensino médio completo em escola pública?
  • Cursou o ensino médio completo em escola da rede privada, como bolsista integral?
  • Cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola da rede privada, como bolsista integral?
  • Tem alguma deficiência?
  • É professor da rede pública de ensino? — Neste caso, você precisa estar em exercício e as bolsas são exclusivamente para os cursos de licenciatura. Além disso, não é preciso comprovar renda.

O critério de renda foi abordado acima, mas apenas no caso dos professores da rede pública ele não é requisitado, para os demais candidatos é preciso:

  • Comprovar renda bruta familiar de até 2,5 salários mínimos per capita para concorrer à bolsa integral (100%).
  • Comprovar renda bruta familiar de até 3 salários mínimos per capita para concorrer à bolsa parcial (50%).

Todas as comprovações e documentações serão exigidas no ato da matrícula. Agora, se você atende a essas exigências, saiba mais sobre os prazos a seguir.

Quando serão abertas as inscrições do ProUni 2020?

O órgão federal responsável por definir as datas do processo seletivo ainda não divulgou o período de inscrição do ProUni 2020.

Para que você não perca a oportunidade de concorrer às bolsas, acompanhe o site durante o fim de janeiro e o início de fevereiro.

A seleção do ProUni 2019 ocorreu entre 31 de janeiro e 03 de fevereiro, então é bastante provável que o ProUni 2020 ocorra no mesmo período.

São apenas 4 dias, tente não deixar passar! E até lá, não se esqueça de separar toda a documentação necessária para a matrícula.

Como fazer a inscrição para o ProUni 2020?

A seleção acontece de forma totalmente on-line, no site do ProUni. Os seguintes passos são necessários:

  • Conectar-se à página do ProUni.
  • Clicar no link da inscrição, que estará disponível durante os dias do processo seletivo. 
  • Inserir o número do seu CPF, seu número de inscrição e senha do Enem, do ano anterior (2019).
  • Aguardar o sistema identificar seus resultados no Enem. Lembre-se: é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos nas questões objetivas e nota acima de zero na redação.
  • Conferir seus dados e corrigir caso algo esteja errado.
  • Responder ao questionário socioeconômico com seus dados de renda familiar. Os dados fornecidos terão que ser comprovados no ato da matrícula!
  • Escolher duas opções de curso, em ordem de preferência. Essa escolha pode ser de cursos e instituições diferentes, e poderá ser modificada até o final do processo seletivo.
  • Selecionar também as opções de vagas pela política de cotas, caso você se encaixe em alguma delas.
  • Finalizar o cadastro e torcer para que uma das bolsas seja sua!

Uma dica: se você já sabe onde quer estudar, acompanhe as notas de corte dos anos anteriores para o curso que irá concorrer à bolsa.

Conforme as notas de corte são divulgadas, você pode mudar suas opções de curso e instituição, o que aumenta suas chances de garantir uma vaga.

O que fazer se não conseguir uma vaga pelo ProUni em 2020?

Caso sua pontuação não seja suficiente, ou não alcance a nota de corte do curso que escolheu, existem alternativas para que você estude em ótimas faculdades, reconhecidas pelo MEC.

Se você não sabe, muitas delas oferecem descontos para os candidatos melhor classificados em seus processos seletivos, e sua nota do Enem pode lhe ajudar!

Confira a lista de boas instituições que separamos para você:

Tendo feito o Enem, com cerca de 300 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação, você pode entrar direto nessas faculdades, sem prestar vestibular.

Além disso, pode concorrer a descontos e bolsas das próprias instituições! 

Imagine você, com uma bolsa parcial, próxima ao valor pago pelo ProUni. 

Qual seria a desculpa para não fazer sua matrícula? 

Entre no link das instituições e busque pelos curso que elas oferecem! Quero ver se você não encontra um que atenda às suas necessidades, seja ele presencial ou a distância.

Para saber mais, entre em contato com as sedes ou os polos de ensino mais próximos de você! Se não encontrou nenhum, fale com o atendimento on-line, que irá lhe direcionar e ajudar a encontrar o que você precisa!

Animado para fazer seu curso superior em 2020? Ficando atento aos prazos e conhecendo suas possibilidades, você só não estuda se não quiser!

Veja também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Conheça as notas de corte para cursos EAD no ProUni 2020

Está esperando a abertura das inscrições do ProUni? Comente qual é o curso que vai tentar em 2020!

Comente