Assim que estiver com os resultados do Enem 2019, o próximo passo é pesquisar as notas de corte dos cursos que deseja e tentar uma bolsa pelo ProUni.

Mas será que dá para passar?

Antes de mais nada, não perca os prazos de inscrição. O processo dura apenas 4 dias e, apesar de haver duas oportunidades durante o ano (no primeiro e no segundo semestres), quanto antes você começar o seu curso superior, mais cedo terá seu diploma na mão!

Vamos entender um pouco mais sobre como funciona o ProUni e como você pode concorrer às vagas do programa? Acompanhe nosso artigo e descubra se é possível começar o seu curso dos sonhos em 2020.

Quando serão abertas as inscrições para o ProUni 2020?

As inscrições para o ProUni 2020 do primeiro semestre vão de 28 a 31 de janeiro.

Fique ligado, pois serão apenas 4 dias!

Para poder se inscrever são necessários, no mínimo, 450 pontos nas questões objetivas e nota acima de zero na redação do Enem 2019, mas cada curso tem uma nota de corte, que pode ser maior do que esses pontos.

Caso a sua pontuação não seja suficiente, você poderá mudar de opção de curso e de instituição até o final do processo. Essa flexibilidade aumenta a sua chance de conseguir uma vaga no ensino superior!

O resultado da primeira chamada sai no dia 4 de fevereiro. A segunda chamada é divulgada no dia 18 de fevereiro e o prazo para entrar na lista de espera vai de 6 a 9 de março.

Como é o processo seletivo do ProUni?

Todo o processo de seleção acontece online, no site do ProUni.

Ao entrar no site, você precisa:

  • Clicar em “Fazer inscrição”.
  • Inserir o número de inscrição e senha do Enem 2019.
  • Confirmar seus dados pessoais e seguir com a inscrição.
  • Clicar que está ciente e aceitar os termos descritos.
  • Preencher o questionário sobre seu perfil socioeconômico.
  • Declarar-se brasileiro sem nenhum curso superior completo e comprometer-se a entregar toda a documentação exigida para comprovação de sua situação socioeconômica.
  • Preencher o questionário sobre renda e grupo familiar.
  • Ao final, declarar que as informações fornecidas são verdadeiras e de que está ciente de todas as obrigações que precisará cumprir caso receba a bolsa.

O processo é inteiramente gratuito e o aluno não precisa devolver nenhum dinheiro ao governo quando terminar a faculdade.

Por esse motivo também, a seleção do ProUni é bastante esperada e concorrida. As inscrições do primeiro semestre de 2020 provavelmente ocorrerão na segunda quinzena de janeiro, fique ligado!

Quem pode participar do ProUni 2020?

Não são quaisquer pessoas que podem participar do ProUni. O programa surgiu para ampliar o acesso ao ensino superior no país, principalmente para a classe mais pobre da população.

Existem alguns critérios para que os candidatos possam fazer sua inscrição, são eles:

  • Não ter nenhum diploma de curso superior.
  • Ter estudado todos os anos do ensino médio em escola pública.
  • Ter estudado todos os anos do ensino médio em escola particular, mas como bolsista integral.
  • Ter estudado uma parte do ensino médio em escola pública e outra parte em escola particular, como bolsista integral.
  • Ter alguma deficiência.
  • Ser professor da rede pública, em pleno exercício de suas funções (apenas para cursos de licenciatura).

Além desses critérios, a comprovação de renda familiar também é necessária:

  • Bolsa integral (100%): renda familiar bruta de no máximo 1,5 salário mínimo per capita.
  • Bolsa parcial (50%): renda familiar bruta de até 3 salários mínimos per capita.

*Professores da rede pública não precisam comprovar renda.

Após a seleção, os documentos que comprovam os dados fornecidos na inscrição serão solicitados e devem ser apresentados à faculdade no dia da matrícula.

Posso conseguir uma bolsa em uma faculdade privada se eu não passar no ProUni 2020?

Pode sim! Muitas faculdades têm o seu próprio sistema de seleção e, além de aceitarem a nota do Enem para o ingresso, oferecem bolsas para os candidatos melhor classificados e descontos nas mensalidades.

Para entrar direto (sem vestibular!), a média exigida no Enem é de 300 pontos e nota acima de zero na redação.

Conhece alguma faculdade com essas facilidades? Abaixo, selecionamos algumas boas instituições que oferecem cursos reconhecidos pelo MEC e excelentes vantagens a seus alunos:

Acha que não tem nenhuma delas perto de onde você mora? Aí que você se engana! Essas instituições possuem milhares de unidades presenciais e polos a distância espalhados por todo o país.

Acesse os sites e descubra qual delas tem o curso que você quer e a mensalidade que cabe no seu bolso. 

Apenas uma dica: mesmo no caso de cursos a distância, escolha uma faculdade com um polo presencial perto de sua casa ou trabalho, pois algumas atividades deverão ser feitas presencialmente.

Veja também:

Tem ProUni no meio do ano?

ProUni e FIES juntos

Você não vai perder a seleção do ProUni 2020, não é mesmo? Comente abaixo como fará para não perder os prazos e garantir sua inscrição!