Quando acontece o processo seletivo para o Sisutec?

Sisutec — Escrito por

O Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica, Sisutec, é um sistema do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que em parceria com instituições públicas e privadas, oferece vagas gratuitas em cursos técnicos para alunos egressos do ensino médio e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Para você que pretende participar do Sisutec, confira quais são as principais informações do processo seletivo, para não perder esta oportunidade.

Quais são os requisitos para se inscrever no Sisutec?

Se você deseja se inscrever no Sisutec é preciso ficar atento aos requisitos básicos para concorrer a uma vaga:

1) o candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada desde que como bolsista integral (100%);

2) além disso, o candidato deve ter realizado a prova do Enem do ano anterior à inscrição no Sisutec, e nela ter obtido a nota da redação acima de zero.

As instituições de ensino Federais contam também com a reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, através do sistema de cotas.

Taxa de inscrição para o processo seletivo

No ato da inscrição não é cobrada nenhuma taxa e o candidato pode escolher até duas opções de cursos técnicos. É importante saber que as opções de curso podem ser alteradas durante todo o período de inscrição. Assim, você precisa ficar atento à divulgação diária das notas de corte de cada curso. Através delas é possível que o participante monitore a sua inscrição, e assim saberá qual é a menor nota para ser aceito no curso ao qual se inscreveu. Assim, se o candidato obtiver uma boa nota no Enem, as suas chances de concorrência aumentam.

Quando acontece a inscrição e a matrícula do Sisutec?

Não basta somente se encaixar nos requisitos acima. Você deve ficar atento ao calendário do processo seletivo para não perder as principais datas. Em 2014 as inscrições ocorreram durante o período de 17 a 21 de março. Neste processo foram oferecidas 291.338 vagas em 122 cursos, contando com 937 instituições de ensino.

Durante os dias 26 e 28 de março do mesmo ano, ocorreram as matrículas em 1ª chamada daqueles que obtiveram nota igual ou acima da nota de corte do curso selecionado. Se você foi selecionado para o primeiro curso, automaticamente não participará da seleção para a segunda opção de curso mencionado na matrícula. Esta é uma estratégia para democratizar o acesso às vagas. A 2ª chamada ocorreu entre os dias 02 e 04 de abril de 2014 e conta com as vagas que não foram preenchidas em primeira etapa.

Aquele candidato que não foi selecionado nem em primeira ou segunda chamadas, deve ficar atento mesmo assim, pois as vagas que não foram ocupadas ficam disponíveis no site oficial do Sisutec durante um período para que as vagas sejam preenchidas. Nesta última chamada, não será exigida a nota de participação do Enem, somente certificado de conclusão do ensino médio. Porém, não espere de braços cruzados, pois a garantia da sua vaga é a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio. Não se esqueça também que o processo seletivo para o Sisutec acontece semestralmente, então se você não foi selecionado ou perdeu os prazos para inscrição e matrícula, prepare-se para tentar novamente no segundo semestre de 2014.

Fique sempre de olho nos prazos de inscrição e tenha em mãos o cartão do Enem contendo o número de inscrição e sua senha. Caso ainda tenha dúvidas sobre o processo seletivo para o Sisutec, compartilhe-as conosco através dos comentários para que possamos ajudá-lo!

 

 

Tags: , ,

Comente