Saiba quando sai a nota do Enem 2019

Enem — Escrito por

O Enem é um desafio em todos os sentidos: testa nosso conhecimento, nossa capacidade de raciocínio e também nossa paciência.

Assim que terminam as provas, a gente tem de esperar um tempão até a divulgação dos resultados.

Mas tudo tem um lado positivo: enquanto os resultados não vêm, é possível ir se preparando para enfrentar os principais processos seletivos que garantem uma vaga no ensino superior.

Já está contando as horas? Então saiba quando sai a nota do Enem 2019, de quais processos seletivos estamos falando e as faculdades onde estudar!

Quando sai a nota do Enem 2019

Em 2019, as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos seguidos do mês de novembro.

No dia 3 tem Redação, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos.

No dia 10, Matemática e Ciências da Natureza.

No total, são 180 questões objetivas – algumas bastante complexas – e um texto dissertativo-argumentativo que deve ser feito com todo o cuidado.

Depois dessa maratona, os candidatos ganham um merecido descanso. São dois meses até a divulgação dos resultados oficiais.

Sim, você terá de esperar um bom tempo até conhecer sua nota no Enem 2019.

O motivo disso é que a organização precisa corrigir manualmente milhões de redações. Cada texto passa por dois avaliadores diferentes (às vezes por mais de dois) e isso demanda tempo!

Portanto, a data mais provável de sair a nota do Enem 2019 é em meados de janeiro – às vezes antes, às vezes um pouco depois do dia 15. O jeito é ficar ligado na data que o Ministério da Educação deve divulgar um pouco antes.

Quando o resultado finalmente for liberado, você vai poder acessar o site oficial do Enem e ver quantos pontos obteve nas cinco provas.

Depois disso, é pegar o boletim de desempenho e se preparar para os processos seletivos que estão por vir – que vão ser pauleira.

Conheça os principais a seguir!

Onde você pode usar a nota do Enem 2019

No Enem 2019 o sucesso está relacionado a uma boa nota. Com ela, você pode tentar de vaga em universidades públicas a ingresso automático em milhares de faculdades particulares.

Entenda melhor a seguir:

Use a nota do Enem 2019 para estudar em universidade pública – Para tentar a tão sonhada vaga em universidade pública, você deve participar do Sisu. O programa é o maior processo seletivo do país e abre inscrições poucos dias depois da divulgação do resultado do Enem 2019, ainda em janeiro. Para participar basta ter feito as provas e não ter zerado a redação. No entanto, uma boa nota é fundamental para superar a concorrência, que é alta! O Sisu só tem vaga em curso presencial e acontece em duas edições anuais, em janeiro e no segundo semestre.

Use a nota do Enem 2019 para obter uma bolsa de estudos – Em 2020, os candidatos vão poder tentar bolsas integrais e parciais em faculdades privadas de qualidade pelo ProUni. São mais de 300 mil benefícios distribuídos por todo o Brasil! Para garantir vaga em cursos presenciais (inclusive Medicina!) e a distância, é preciso ter feito o Enem mais recente e se encaixar em diferentes requisitos socioeconômicos (renda familiar, formação escolar) e de desempenho (pelo menos 450 na média das provas, sem ter zerado a redação). O programa abre inscrições assim que se encerra o Sisu e também é bastante concorrido. Há uma segunda edição no segundo semestre.

Use a nota do Enem 2019 para financiar os estudos – Se não rolar vaga pelo ProUni ou pelo Sisu, uma terceira opção interessante é o FIES, programa que financia cursos superiores de forma facilitada, com juros baixos e opções de longo prazo para pagar a dívida só depois da formatura. Os interessados, inclusive, podem participar com notas de outras edições do Enem antes de 2019. Para alguns tipos de contrato do FIES é preciso ainda se enquadrar em determinado perfil de renda familiar. São duas edições anuais. O programa só contempla cursos presenciais, por enquanto.

Use a nota do Enem 2019 para entrar direto na faculdade – A maneira mais fácil de entrar na faculdade hoje em dia é com a nota do Enem. Candidatos que fizeram qualquer edição a partir de 2010 podem tentar vaga em centenas de faculdades particulares sem precisar ter feito vestibular. Basta corresponder à pontuação mínima solicitada por aquela instituição e correr para fazer a matrícula. Normalmente as notas mínimas são bem mais tranquilas do que as exigidas pelo ProUni, Sisu ou FIES.

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Em 2020 não vão faltar opções para você garantir sua vaga com a nota do Enem.

São centenas de universidades públicas e milhares de faculdades privadas.

A dica de ouro é: antes de tentar vaga, assegure-se de que a faculdade escolhida é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Por quê? Bom, você certamente quer terminar os estudos com um diploma valorizado no mercado de trabalho, não é?

A gente separou abaixo algumas ótimas faculdades particulares que são bem conhecidas, têm unidades ou polos de apoio em todo o Brasil, oferecem centenas de cursos e, melhor de tudo, participam do ProUni e/ou do FIES e do ingresso direto.

Conheça:

Veja também:

Saiba tudo sobre as provas e onde ver os gabaritos do Enem

Vai tentar usar sua nota do Enem para entrar em qual faculdade? Conte para a gente nos comentários!

Comente