Está ansioso para o Enem? Então, descubra tudo sobre o edital e comece a se preparar para a prova!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior avaliação do país. Com a sua nota, é possível ingressar em milhares de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, espalhadas por todo o país.

Se você vai fazer este exame, deve ficar ligado em todas as informações contidas no edital, inclusive as datas e prazos. 

Descubra agora quando sai o edital do Enem e veja o que você vai encontrar nele! 

Quando sai o edital do Enem 

O edital do Enem sempre sai no mês de março, isso por que este é o maior exame aplicado no país e precisa de muita organização e tempo para confeccionar as provas.

O edital é muito importante, pois ele contém todas as informações sobre isenção, inscrições, cronograma, assuntos da prova, entre outras. E todas as orientações presentes neste documento deverão ser cumpridas pelo estudante e também pelo MEC. 

Veja algumas das informações contidas no edital do Enem!

Isenção 

Para fazer o Enem, o candidato precisa pagar uma taxa de R$ 85, mas, se você não  pode arcar com esse valor, poderá solicitar a isenção desta taxa. Veja os requisitos: 

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano do exame, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada no Censo da Educação Básica.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos).

Aplicação da prova 

O Enem é aplicado em dois domingos do mês de outubro (versão digital) e novembro (versão presencial). Caso você não compareça no primeiro dia de prova, não poderá realizar as provas do segundo dia.

No primeiro dia serão aplicadas as provas das seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Redação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

E no segundo dia serão aplicadas as provas de: 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

É essencial ficar atento aos horários, pois todos os anos muitos estudantes se atrasam e perdem a chance de realizar o exame. 

Para evitar esses tipos de transtornos, procure ir ao local da prova antes e sempre com o mesmo meio de locomoção que vai usar no dia do exame (carro, ônibus, metrô, a pé), para saber quanto tempo você demora no percurso e que horas deve sair de casa. 

Para um melhor cálculo, confira os horários de aplicação do Enem: 

  • Abertura dos portões: 12h.
  • Fechamento dos portões: 13h.
  • Início das provas: 13h30.
  • Término das provas 1º dia: 19h.
  • Término das provas 2º dia: 18h30.

Disciplinas que caem na prova do Enem 

O Enem possui 180 questões objetivas e uma redação. Esse exame é considerado bem complexo e requer muita atenção do candidato para garantir o sucesso nas provas.

As disciplinas estão divididas por área de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Resultado do Enem 

O resultado do Enem geralmente é divulgado no mês de janeiro, mas antes disso o estudante pode verificar o gabarito oficial disponibilizado três dias após o último dia de prova. 

Os estudantes que se inscreverem como treineiros deverão aguardar um pouco mais para saber o seu resultado individual, pois ele só é divulgado em março.

O Enem também disponibiliza o espelho da redação para todos os estudantes que realizaram o exame, apenas em março. 

Como usar a nota do Enem 

O principal objetivo que leva milhões de estudantes a realizarem o Enem é a possibilidade de entrar em uma faculdade por meio dos diversos processos seletivos que utilizam a nota do exame como critério de classificação. 

Com a nota do Enem, você pode:

  • Tentar ingressar em uma universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
  • Concorrer a bolsas de estudos, parciais e integrais, no Programa Universidade para Todos (ProUni).
  • Financiar toda a sua graduação com o Financiamento Estudantil (FIES).
  • Ingressar em uma faculdade particular sem realizar vestibular via ingresso direto pelo Enem.

O Sisu, ProUni e FIES costumam ser processos seletivos bastante concorridos, com notas de corte altas e alguns requisitos, inclusive de comprovação de renda.

Para se inscrever em um desses programas, o estudante deve aguardar o início das inscrições e todo o cronograma para ser liberado o resultado, consequentemente as matrículas.

Se você quer uma forma mais rápida e facilitada de entrar em uma faculdade, pode utilizar o ingresso direto pelo Enem

Esta forma costuma ser bem menos burocrática, pois não exige nota mínima para participar e nem comprovação de renda, além de você ainda concorrer a bolsas de estudos e descontos diretamente com a instituição de ensino. 

Veja algumas faculdades autorizadas pelo MEC que dispõem desta forma de ingresso:

Veja mais:

Descubra quais são os cursos menos concorridos no Sisu 

Teste vocacional grátis 

Já sabe como vai usar a sua nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!