O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma das provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) de maior importância do calendário educacional brasileiro.

Isso porque ela é voltada para estudantes que não conseguiram completar o ensino básico com a idade adequada e pretendem voltar a estudar normalmente e sem muito prejuízo de atraso.

Por isso, logo ao sair da prova, muitos jovens e adultos já ficam ansiosos para saber como foi o seu desempenho no Encceja. E a primeira coisa que boa parte dos candidatos faz ao chegar em casa é procurar o gabarito.

Veja então quando o gabarito do Encceja 2020 será divulgado!

Quando sai o gabarito do Encceja 2020?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga no edital do Encceja as datas importantes para os candidatos ficarem por dentro para se preparar para a prova.

Como o edital do Encceja 2020 ainda não foi publicado pelo Inep, ainda não há datas confirmadas para o exame deste ano. Mesmo assim, o MEC garantiu que a prova irá acontecer.

No edital do Encceja 2019, o Inep confirmou que o gabarito oficial seria divulgado 10 dias úteis depois da data de realização da prova. Ano passado, o gabarito ficou disponível para consulta no dia 3 de setembro, nove dias depois da aplicação do exame, que aconteceu no dia 25 de agosto.

No entanto, o Encceja é uma prova em que a nota é calculada pelo sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), que leva em conta não só o número de questões certas do candidato, mas também o padrão de dificuldade das questões. Dessa forma, o cálculo evita beneficiar possíveis “chutes” em questões.

Então, os candidatos só poderão saber exatamente como foi o desempenho no Encceja quando o Inep divulgar o resultado oficial, alguns meses depois da prova.

Quando sai o gabarito extraoficial do Encceja 2020?

No entanto, para ajudar os candidatos a diminuir a ansiedade depois de fazer o Encceja, muitos sites especializados em educação e cursinhos pré-vestibulares corrigem os cadernos de prova logo em seguida da prova.

Então, poucas horas depois da prova já é possível verificar o gabarito extraoficial do Encceja, corrigido geralmente por professores de cursinhos.

Mas os estudantes devem ficar atentos, pois as correções podem ser diferentes das oficiais feitas pelo Inep.

Onde ver o gabarito do Encceja 2020?

Assim que divulgado, é fácil acessar o gabarito oficial do Encceja. Ele fica disponível em PDF no portal do Inep para todas as disciplinas e cadernos de prova.

Basta seguir o passo a passo e verificar como foi o seu desempenho:

  1. Acessar o site oficial do Inep;
  2. Entrar na seção destinada à prova do Encceja;
  3. Selecionar o item “provas e gabaritos”;
  4. Escolha a opção referente ao Encceja 2020;
  5. Selecione o ano da prova e clique em “Gabarito”;
  6. Basta acessar qual foi a sua prova e conferir as respostas.

E o gabarito extraoficial?

O gabarito extraoficial do Encceja 2020 estará disponível logo depois que a prova for finalizada e os candidatos poderão acessar poucas horas depois de terminar o exame.

Assim que publicado, o gabarito extraoficial do Encceja 2020 pode ser conferido aqui.

Outras datas importantes do Encceja 2020

Como o edital ainda não foi publicado, o calendário do Encceja 2020 ainda não está confirmado. O MEC garantiu que o exame vai acontecer em 2020, mas sem confirmar datas.

Com base no calendário de 2019, os estudantes podem ter uma ideia de como será o cronograma do Encceja em 2020, mas ele será diferente do último ano.

Veja outras datas importantes do calendário do Encceja de 2019:

    • Inscrição do Encceja 2019: de 20/05/2019 até 31/05/2019
    • Justificativa de Ausência: de 20/05/2019 até 31/05/2019
    • Solicitação de Atendimento Especializado: de 20/05/2019 até 31/05/2019
    • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social: 03/06/2019 até 07/06/2019
    • Resultado da solicitação de Atendimento Especializado: 07/06/2019
    • Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social: 14/07/2019
    • Divulgação do local de prova do Encceja 2019: 12/08/2019
    • Prova do Encceja 2019: 25/08/2019
    • Resultado do Encceja 2019: 06/12/2019

Em uma entrevista para a Revista Quero, Alexandre Lopes, presidente do Inep, adiantou que, ao contrário do ano passado, a prova de 2020 não vai acontecer em agosto. Devido a todos os acontecimentos, o instituto ainda organiza novas datas.

Como usar a nota do Encceja para entrar na faculdade?

Depois de aprovado no Encceja e obter o certificado de conclusão do ensino médio, o estudante já está apto a seguir com os estudos e pode entrar no ensino superior. Assim, pode optar por realizar o Enem e os vestibulares das principais universidades do país.

Ao escolher qual curso e carreira seguir, o momento é de decidir onde estudar. São muitas as opções, mas é preciso sempre ficar atento na hora de tomar essa decisão: apenas faculdades certificadas pelo MEC podem emitir diplomas que tenham validade para o mercado de trabalho.

Para te ajudar na sua pesquisa, deixamos uma lista com cinco dessas universidades, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC e que também são bem vistas por empresas que buscam novos empregados.

Veja a lista abaixo:

Você pode ingressar nessas faculdades por meio de bolsas de estudo que reduzem os custos dos estudantes até o final do curso.

Veja mais:

Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular
Saiba tudo sobre a prova do Encceja

Está esperando o resultado do Encceja? Conte para a gente nos comentários abaixo o que você deseja fazer com a sua nota!