Será que você vai fazer as provas do Enem 2020 sem pagar? Veja como!

Todos os anos, milhares de pessoas conseguem fazer o Enem sem pagar a taxa!

É um alívio e tanto, especialmente para quem está passando por situação financeira complicada.

Para fazer o Enem de graça, é preciso ter determinado perfil socioeconômico – e uma boa dose de atenção e agilidade.

A seguir, veja como pedir e ver os resultados da isenção do Enem 2020!

Saiba quando pedir a isenção do Enem 2020!

Para conseguir isenção do Enem 2020, os interessados precisam acessar o site oficial do exame no prazo determinado, entrar com CPF e data de nascimento e preencher todos os campos solicitados com o máximo de precisão possível.

A solicitação de isenção deve ficar disponível na primeira semana de abril de 2020. No entanto, as datas podem variar para mais ou para menos, dependendo da divulgação do edital do Enem 2020. Só dá para saber alguns dias antes.

A isenção do Enem não é aberta para todo mundo. Apenas alguns candidatos podem solicitar:

  • Quem está regularmente matriculado em escola da rede pública e no último ano do ensino médio.
  • Quem já concluiu o ensino médio em escola da rede pública e tem renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Quem estudou em escola da rede privada como bolsista integral também pode participar.
  • Pessoas que estejam comprovadamente em situação de vulnerabilidade social, possuem renda familiar mensal bruta total de até três salários mínimos e têm um Número de Inscrição Social (NIS) válido e único.

Quem conseguiu a isenção em anos anteriores e não deu as caras no dia da prova terá que dar explicações muito convincentes ao MEC se quiser usar a vantagem novamente. Os candidatos devem enviar as justificativas dentro do mesmo período de isenção, pelo site do Enem.

Quando sai o resultado da isenção do Enem 2020

Depois que faz a solicitação de isenção, o candidato só precisa aguardar os resultados, que saem poucos dias depois do término do processo.

Para saber se vai ou não fazer o Enem 2020 sem pagar nada, basta acessar o site oficial com seus dados e verificar a resposta na própria página.

Se tiver conseguido a isenção, é preciso aguardar até a abertura das inscrições gerais, em maio, e fazer todo o processo normalmente. A única diferença para os demais candidatos é não ter de pagar a taxa.

Se o MEC considerar que o candidato não merece a isenção, ainda assim são dados alguns dias extras para que eles possam pedir revisão da decisão.

Se a contestação for aceita, o candidato faz a prova sem pagar. Se não, só encarando a taxa mesmo.

Quem perder os prazos estipulados pelo MEC perde também o direito à isenção. Por isso, fique sempre ligado nas datas.

Por que fazer o Enem 2020?

Não faltam motivos para fazer o maior exame de avaliação do ensino médio do Brasil – mas o principal deles é um só: entrar na faculdade!

Com as notas obtidas nas provas é possível, por exemplo, conseguir uma disputada vaga em universidade pública, ganhar uma bolsa de estudos, obter condições facilitadas para financiar o curso ou entrar direto em faculdades particulares.

Veja em detalhes:

  • Entrar em universidades públicas: quem fizer o Enem 2020 poderá tentar vagas em instituições públicas por todo o país em 2021, nas duas edições do programa (no primeiro e no segundo semestre). Para participar é simples: basta ter nota acima de zero na redação do Enem!
  • Ganhar bolsas de estudos: o governo federal distribui, todos os anos, milhares de bolsas aos estudantes que se deram bem no Enem. Para concorrer a uma delas é preciso ter pelo menos 450 na média das provas, sem ter zerado a redação do Enem mais recente. O programa é voltado a que tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e fez o ensino médio em escola da rede pública.
  • Financiar os estudos: o FIES é uma boa saída para quem busca maneiras mais econômicas de fazer um curso superior. Com sua nota no Enem é possível obter crédito estudantil a juros baixos e um prazo bem razoável para pagar a dívida. Pode participar quem se enquadrar no perfil de renda familiar e desempenho no Enem definido para aquela edição específica (as regras podem mudar de um semestre para o outro).
  • Entrar na faculdade sem vestibular: se é facilidade que você quer, esta daqui é imbatível: com a nota de qualquer Enem a partir de 2010 dá para entrar em faculdades privadas por todo o país sem fazer vestibular! Basta apresentar o desempenho no Enem e torcer para atingir a pontuação exigida pela faculdade.

Faculdades que aceitam a nota do Enem

Se você fizer uma busca simples por faculdades que aceitam a nota do Enem vai ficar chocado com os resultados: são milhares delas, por todo o país.

O desafio é saber localizar a ideal dentro do processo seletivo que melhor se encaixa no seu perfil.

Para isso basta se certificar de que a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Se você estiver em busca de sugestões, dê uma olhada nestas que separamos abaixo:

Veja também:

Confira o edital do Enem 2020 e veja todos assuntos da prova 

Está pensando em pedir isenção do Enem 2020? Conte para a gente aqui nos comentários!