Candidatos que não foram aprovados na primeira ou segunda chamadas do Sisu têm uma nova chance: a lista de espera. 

A lista de espera do Sisu consiste na relação de candidatos que não atingiram a pontuação necessária para serem classificados. Caso alguns dos aprovados desistam das vagas, elas ficam disponíveis para quem se inscreveu na lista de espera.

Se esse é o seu caso, acompanhe este artigo: vamos explicar quando sai o resultado da lista de espera do Sisu 2020 e onde você pode consultá-lo. Além disso, daremos opções de boas faculdades que oferecem descontos para quem prestou o Enem e não conseguiu uma vaga. Confira!

Quando sai o resultado da lista de espera do Sisu 2020?

O resultado da lista de espera do Sisu no primeiro semestre de 2020 fica disponível a partir do dia 7 de fevereiro e pode se estender até o dia 30 de abril.

Onde ver o resultado da lista de espera do Sisu 2020?

Quando as inscrições para a lista de espera são encerradas, a relação de candidatos é enviada para as universidades participantes.

São elas que irão convocar os novos candidatos selecionados. Assim, podem ser realizadas várias chamadas até que todas as vagas estejam preenchidas.

Por isso, o aluno deve checar o site da instituição desejada com frequência para saber se foi aprovado.

E quem não conseguir uma vaga pela lista de espera do Sisu 2020?

Sendo um processo seletivo muito concorrido, que exige um alto desempenho dos candidatos, sabemos que nem todos conseguem uma vaga em universidade pública pelo Sisu.

No entanto, não há motivos para desânimo: há ótimas faculdades particulares que oferecem descontos a partir da nota do Enem.

Além disso, em muitas delas é possível utilizar a pontuação do exame para se matricular diretamente, sem burocracia e sem precisar fazer vestibular! Isso porque as faculdades trabalham com o sistema de ingresso direto. Entenda:

Ingresso direto pela nota do Enem 

Ideal para quem quer começar a estudar de forma imediata, o ingresso direto é uma opção em que os alunos que prestaram o Enem podem usar sua pontuação para entrar na faculdade sem prestar vestibular.

Basta acessar o site da instituição escolhida e informar seu desempenho no exame. Caso tenha a nota mínima exigida, basta se dirigir à secretaria e realizar sua matrícula.

Abaixo, listamos algumas das instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode ingressar com a sua nota do Enem e ainda conseguir descontos. Conheça:

As faculdades listadas acima também oferecem outros benefícios como convênios, bolsas de estudo e financiamentos sem burocracia. Entre no site da instituição desejada e saiba como se inscrever!

Veja também:

Descubra como funciona a segunda chamada do Sisu

Cursos disponíveis no Sisu

Vai participar da lista de espera do Sisu 2020? Conta para a gente nos comentários que curso gostaria de fazer!